Delcidio e Paulo Duarte defendem registro do Banho de São João

O senador Delcídio do Amaral e o deputado estadual Paulo Duarte (ambos do PT) defenderam, nesta quarta-feira (23), o registro do Banho de São João de Corumbá como patrimônio imaterial da União. Na tribuna do Senado Federal, Delcídio destacou que o processo de registro em âmbito nacional foi iniciado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), que incluiu a proposta entre os 27 projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas.

“É uma festa popular, religiosa, que todos os anos reúne milhares de pessoas em Corumbá. Nela, temos a oportunidade de mostrar a nossa cultura, o siriri, o cururu, em uma celebração que destaca a alma do corumbaense e tudo aquilo que consolidamos ao longo de uma vida de projeção de uma cidade que, de certa maneira, encara o espírito de todo sul-mato-grossense, que teve participação efetiva em grandes eventos do nosso país”, afirmou Delcídio durante seu pronunciamento em Brasília.

Apresentar a festa no Senado Federal, disse o senador à Subsecretaria de Comunicação Institucional da Prefeitura, demonstra a importância do simbolismo do Banho do Santo para a região. Delcídio garantiu total apoio ao Executivo Municipal para o reconhecimento nacional da festa, pois considera a iniciativa extremamente positiva. “Foi mais uma bola dentro do prefeito Ruiter”, definiu o congressista pantaneiro.

Na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Paulo Duarte apresentou moção de apoio ao pedido de tombamento. Ele ressaltou a importância do festejo como tradição do povo pantaneiro. “É uma festa religiosa e que ressalta a cultura do corumbaense, e que não existe mais em nenhum lugar do país. Corumbá é a única que mantém esta simbologia de banhar o Santo, com apoio da Prefeitura, mas uma comemoração toda realizada pelo povo”, destacou o parlamentar.

Como faz todos os anos, o deputado estadual participa, nesta quarta-feira das festividades de São João. Já o senador lamentou não participar da tradicional descida dos andores na Ladeira Cunha e Cruz, em função da votação, no Congresso, do projeto que cria a Petrosal (empresa estatal proposta pelo governo para cuidar da exploração do petróleo da camada Pré-Sal), marcada para esta quarta-feira.

“Infelizmente eu não poderei estar presente ao Banho de São João deste ano, como faço todos os anos em que a celebração acontece próximo a um final de semana. Mas eu não posso deixar de destacar aqui a importância da festa para Corumbá, que recebe milhares de pessoas de vários municípios de Mato Grosso do Sul e até de outros estados, movimentando o turismo, gerando empregos e renda para os moradores”, destacou o parlamentar.

Subsecretaria de Comunicação Institucional (com informações das assessorias de imprensa dos parlamentares)

Skip to content