Ministro dos Transportes inaugura hoje o anel viário de Corumbá

Marcos Boaventura
 

Lançada em 2001, a obra ficou paralisada por oito anos e foi retomada em abril de 2009, após o presidente Lula incluir o projeto no PAC

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio de Oliveira Passos, inaugura na manhã desta segunda-feira (28) o anel viário de Corumbá, um trecho de 11,9 quilômetros executado pelo Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT). A solenidade ocorre a partir das 9h30, em frente à Escola Municipal Almirante Tamandaré, e contará com a presença do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e do senador Delcídio do Amaral (ambos do PT), que articularam a conclusão da obra com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lançada em 2001, a obra do anel viário ficou paralisada por cerca de oito anos. Só foi retomada em abril de 2009, após o presidente Lula incluir o projeto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os investimentos somam R$ 12 milhões e a liberação foi conseguida após intervenção do senador Delcídio e do deputado estadual Paulo Duarte (PT), que buscou o apoio do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Os dois atenderam a uma solicitação do prefeito Ruiter, que definiu a retomada da obra como uma das prioridades desde o início de sua primeira gestão. Em 2007, ele fez a reivindicação diretamente ao diretor-geral do DNIT, Luiz Antônio Pagot.

Na época, os dois chegaram a visitar o trecho do anel, cuja conclusão da obra foi apontada pelo prefeito como imprescindível para o reordenamento do tráfego pesado que hoje sufoca o perímetro central da cidade. Na ocasião, Ruiter chegou a apresentar um novo trajeto de cerca de nove quilômetros, a partir da Rua J.B. Cunha, integrando a estrada que leva aos assentamentos rurais e um acesso primário até a Agesa. Como o atual projeto já estava licitado, optou-se pela sua continuidade.

Novo trajeto

A obra conta com um trecho de 11,9 quilômetros. Os investimentos firam em torno de R$ 12 milhões, recursos integralmente oriundos do Governo Federal. A novidade é que o anel conta com uma nova opção, após o prefeito Ruiter conseguir com o DNIT a pavimentação de mais 10 quadras (1,9 quilômetro) pela Rua Rio Grande do Sul, entre a Rua 21 de Setembro e a Avenida Marechal Floriano, chegando à Rua Dom Pedro II.

O anel viário é o último trecho pavimentado da BR-262 até a fronteira com a Bolívia. Além de desafogar o trânsito na área urbana de Corumbá, retirando o tráfego de veículos pesados do centro, será importante também para a efetivação do corredor bioceânico, ligando o Atlântico ao Pacífico, entre os portos de Santos-SP e Arica, no Chile.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content