Programa oferece cursos gratuitos a quem trabalha com turismo

O posto de atendimento do programa Empresa Formal, Turismo Legal fica na Praça da Independência até esta sexta-feira (18). No local, uma equipe está atendendo profissionais e empresas que atuam no setor de turismo, fornecendo os mais diferentes tipos de informações, principalmente com relação ao Cadastur, um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo. A ferramenta integra o programa executado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Universa, iniciado na segunda-feira (14) no município, um dos 65 principais destinos turísticos do Brasil.

O programa tem apoio da Prefeitura de Corumbá e é importante para promover e apoiar o processo de formalização das atividades turísticas de Corumbá, a adesão ao Cadastur, além de uma série de vantagens e oportunidade de negócios para as empresas e profissionais que atuam na área. Uma dessas vantagens está relacionado à capacitação em turismo, para o que a iniciativa oferece 20 cursos inteiramente gratuitos, em áreas de atuação profissional relacionadas ao turismo, que estão sendo disponibilizados pelo Ministério do Turismo e a Fundação Universa.

As capacitações são oferecidas a pessoas que desenvolvem atividades no comércio (lojas de artesanato, artesãos e ambulantes); atrativos turísticos (parques, museus e centros culturais); informações turísticas (guias e atendentes de agências de viagens); hotelaria (hotéis, pousadas e albergues); gastronomia (restaurantes, bares e lanchonetes); segurança e saúde (hospitais e segurança municipal); transporte (locadoras, aeroportos, rodoviárias e taxistas), e educação (alunos de universidades e escolas técnicas de turismo).

Os cursos estão disponíveis em duas modalidades de Ensino a Distância: internet e DVD; e duas modalidades semi-presenciais, por meio de DVD e transmissões ao vivo, e são eles: Animação Recreativa e Cultural; Atendimento ao Turista – Meios de Hospedagem; Atendimento ao Turista – Atrativos Turísticos; Atendimento ao Turista – Bares e Restaurantes; Cerimonial e Protocolo para Eventos; Como Atrair o Turista Para Seu Negócio; Como Buscar Linhas de Crédito para o Turismo; e Como Comunicar e se Relacionar com o Turista.

Os demais cursos são: Cultura Brasileira e o Futebol; Gastronomia e Cultura; Gestão de Hotéis e Pousadas; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Noções de Higiene e Segurança Alimentar; Operação em Recepção de Hotéis e Pousadas; Produção e Gestão de Eventos; Recepcionista de Eventos; Serviços de Salão – Garçom e Barman; Técnicas de Vendas e Negociação para Pequenos Negócios; Turismo e Hotelaria para Eventos e Turismo e Meio Ambiente.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content