Agentes de trânsito passam por capacitação na Agetrat

Marcos Boaventura

Foram apresentadas palestras motivacionais, técnicas de abordagem e treinamentos específicos sobre segurança nas abordagens.

Termina nessa sexta-feira (16) o curso de capacitação dos agentes de trânsito de Corumbá. Ao longo de toda a semana, foram apresentadas palestras motivacionais, técnicas de abordagem e treinamentos específicos para que os servidores possam trabalhar com mais segurança nas abordagens. “Muitas vezes os agentes são agredidos moralmente e fisicamente, mas nada disso dá o direito dos mesmos poderem revidar. Porém, o condutor que impedir a fiscalização da forma adequada poderá ter duas ou mais notificações quando este questiona ou agride o agente”, explicou Gerson Morais, O responsável pelo setor de Educação Para o Trânsito da Agetrat (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

No treinamento são abordados diversos fatores, possibilitando também a interação com os agentes para que ele relatem os seus maiores problemas. “O treinamento explica que os agentes devem respeitar a todos e vice versa, e demonstra ainda que no trânsito somos todos iguais. Não existe autoridade que possa violar as regras de trânsito, todos tem a obrigação de conduzir e respeitar o Código de Trânsito Brasileiro e obedecer aos agentes quando solicitados”, enfatizou a diretora-presidente da Agetrat, Silvana Ricco.

Todo curso foi baseado nas dez principais infrações ocorridas nos últimos seis meses, com ênfase nas cinco mais comuns neste período: dirigir falando ao celular; licenciamentos vencidos; desobediência; ultrapassar semáforo com sinal vermelho e dirigir veículo de passeio sem porte da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A Agetrat trabalha sempre em parceria com a Polícia Militar para o bom cumprimento das regras de trânsito.

Agente

O agente municipal de trânsito existe para garantir segurança e o fluxo de veículos na cidade. Ele é autoridade máxima que orienta e fiscaliza o sistema viário. Este profissional tem a função de verificar a documentação de motoristas e veículos, orientar os pedestres, aplicar multas e advertência aos infratores e sinalizar e controlar o fluxo de veículos. Para o desempenho de sua função o agente de trânsito utiliza sinais sonoros e gestos de braços que orientam e disciplinam o tráfego. A principal função do agente é a orientação e ação preventiva, garantindo a segurança de todos.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content