Município recebe alerta sobre casos de Poliomielite no exterior

A ocorrência de casos de poliomielite em diferentes localidades da Rússia, com 12 casos já registrados neste ano, pode estar relacionada ao surto no Tajiquistão, país ao sul da Ásia, que fazia parte da antiga União Soviética, e que já registrou 183 casos confirmados da doença e 456 com resultados pendentes. Preocupado com a situação, o assessor regional de Vacinas e Imunização da Organização Mundial de Saúde (OMS), Mauricio Landaverde, encaminhou documento às instituições da área de saúde solicitando a divulgação dos casos, como forma de alertar os países em relação à possível importação do Poliovírus Selvagem.

O documento foi repassado à Secretaria Executiva de Saúde Pública de Corumbá pelo Ministério da Saúde. Na mensagem, o assessor solicita às autoridades de saúde que mantenham alerta, analisando possíveis riscos de importações de casos da poliomielite, reforçando a necessidade de intensificação das coberturas vacinais, da avaliação da capacidade do sistema de vigilância, entre outras medidas, principalmente relacionadas às coberturas vacinais contra a paralisia infantil, que, em algumas regiões brasileiras estão sendo consideradas insatisfatórias.

Segundo ele, é preciso implementar estratégias inovadoras para melhorar a cobertura vacinal, evitar perdas das amostras de material para análises, no sentido de manter o Brasil livre de circulação do Poliovírus Selvagem e, consequentemente, livre da poliomielite. Maurício Landaverde espera, dessa forma, sensibilizar os profissionais de toda rede de saúde sobre o risco de reintrodução da poliomielite no País, principalmente no atual momento de Copa do Mundo, com enorme fluxo de pessoas procedentes de vários países, endêmicos ou não, que possam carregar o vírus.

Em Corumbá, a Secretaria Executiva de Saúde Pública alerta as mães para que não deixem de levar os filhos menores de cinco anos para que sejam vacinadas contra a paralisia infantil. A primeira etapa ocorreu em junho e a segunda fase acontece no dia 14 de agosto.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content