Ação promove limpeza e conscientiza comunidade pantaneira

Fotos: Clóvis Neto


Mutirão permitiu retirada de muito lixo no Passo do Lontra

Despertar na comunidade a importância da organização e da mobilização comunitária para o encaminhamento das questões coletivas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, é o que pretende a Prefeitura Municipal de Corumbá e um grupo de parceiros que, nesta quinta-feira, 26, realizaram uma ação na localidade do Passo do Lontra, com foco principalmente na questão da saúde e meio ambiente. Durante todo o dia, 70 servidores públicos desenvolveram as mais diferentes atividades, como parte do projeto Vida Nova no Passo do Lontra, que integra o programa Estrada Parque.

Os trabalhos foram iniciados logo cedo, por volta das 8h30, com um grande mutirão de limpeza. Praticamente todos os integrantes do projeto participaram dos serviços, comandados pela equipe da Brigada Prevfogo, retirando todo o lixo acumulado embaixo das casas, sob as palafitas, e nas imediações, beneficiando uma comunidade formada por 23 famílias que sobrevivem, na sua maioria, da pesca e do turismo.

A comunidade também se integrou, atendendo o que havia sido proposto pelos organismos públicos. Segundo o superintendente de Turismo José de Carvalho Junior (Zélinho), da Fundação de Cultura e Turismo da Prefeitura, é justamente isto que se pretende na região do Passo do Lontra. “Queremos sensibilizar a comunidade e mostrar a ela o que a união faz de bem. Unimos os mais diferentes setores da Prefeitura e nossos parceiros para que, de forma coletiva, pudéssemos realizar este projeto e mostrar que, juntos, mobilizados, temos condições de melhorar as condições de vida de qualquer comunidade. É preciso despertar o espírito de coletividade para resolvermos os problemas. É isto que procuramos repassar aos moradores da região”, revelou.

Zelinho reconheceu, no entanto, que “não será este trabalho que vai resolver o problema”. Por isso mesmo pediu aos moradores que se integrem e passem a cuidar mais do local onde residem. Para se ter uma ideia, em pouco mais de uma hora de trabalho, o lixo coletado lotou o caminhão disponibilizado. “Por isso mesmo todos devem manter este trabalho sempre e de forma coletiva”, ressaltou.

Além do mutirão de limpeza, as equipes realizaram separação de todo material reciclável, destinado a venda. Um assunto abordado foi com relação à destinação final do lixo, que é preocupação da comunidade. O tema foi tratado diretamente pela equipe da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, que realizou também campanhas de educação ambiental.

Paralelo ao mutirão, servidores da Secretaria Executiva de Saúde Pública atenderam os moradores por meio de imunizações. Foram disponibilizadas doses de vacinas diversas, principalmente para as crianças, ações contra a dengue, além de trabalho de educação em saúde. Outra equipe realizou vacinação contra a raiva animal em cães. Uma carrocinha foi disponibilizada para possível transporte de animal com sintomas da raiva ou mesmo da leishmaniose.

Zélinho observa que esta ação de quinta-feira, fez parte de um grande programado que a Prefeitura e os parceiros estão desenvolvendo na Estrada Parque, desencadeado em dezembro do ano passado. Lembra que, com relação à destinação final do lixo, foi montada inclusive uma comissão para estudar o assunto, integrada pelas secretarias executivas de Meio Ambiente e de Saúde, Ecoa, Ibama, Embrapa, Imasul, Fundação de Cultura e Turismo, Brigada Prevfogo e Polícia Militar Ambiental.

Paralelo, um grupo integrado por servidores das secretarias executivas de Assistência Social e Educação, trabalhou a auto estima dos moradores. Até as crianças participaram das atividades. Para elas, os organizadores reservaram apresentações teatrais e outras brincadeiras, inclusive de esporte e lazer.

O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, tendo como parceiros a Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, Brigada Prevfogo, Polícia Militar Ambiental, Exército, Imasul, Ibama, ECOA, UFMS/CPAN e Embrapa. Também participaram técnicos das secretarias executivas de Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social e de Educação.


Durante a ação, atenção especial também aos animais

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content