Aulas do Geração Olímpica são alteradas por causa da estiagem

Márcio Cruz

A fumaça provocada pelos focos de incêndio fica estacionada sobre a área urbana da cidade, piorando ainda mais a qualidade do ar

A partir desta quarta-feira (25), as aulas do projeto Geração Olímpica serão reduzidas em duas horas por causa da baixa umidade relativa do ar em Corumbá. No período matutino, as atividades físicas acontecerão das 7h30 às 9h30 e, pela tarde, das 15h30 às 17h30. A medida visa proteger os alunos dos efeitos prejudiciais do tempo seco. “A decisão atende à recomendação de médicos e especialistas”, reforçou o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), Heliney de Miranda Júnior.

A estiagem prolongada acaba agravando ainda mais o problemas das queimadas na região. A fumaça provocada pelos focos de incêndio fica estacionada sobre a área urbana da cidade, piorando ainda mais a qualidade do ar. Segundo a Brigada do Prevfogo, o município hoje registra 36 focos de chamas. A região mais preocupante é a sul, principalmente no Buraco das Piranhas e Nabileque, com 20 pontos identificados.

De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a última precipitação registrada no Aeroporto Internacional de Corumbá foi registrada no dia 4 de maio, quando choveram 6,4 milímetros. Na manhã desta terça-feira (24), a umidade chegou à casa dos 27%, índice inferior ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“As aulas do Geração Olímpica devem voltar ao período normal tão logo o tempo melhore”, completou Miranda. O projeto, implantado em 2007 pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), oferece aos alunos da rede pública de ensino a prática de futebol, natação, atletismo, xadrez, tênis de quadra, tênis de mesa, handebol, futsal e basquetebol nos horários que os jovens estão fora da sala de aula.

As atividades envolvem 1200 alunos, de 7 a 17 anos de idade, em sete pólos: Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató; Ginásio Poliesportivo; Corumbaense Futebol Clube; praça da Nova Corumbá; Escola Municipal Clio Proença; Escola Municipal Cássio Leite de Barros; e no Sesi. Apenas a natação continuará sendo realizada no horário normal.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content