Brigada Prevfogo controla incêndio na região do Nabileque

Integrantes da Brigada Prevfogo conseguiram controlar um incêndio florestal na região do Nabileque, no Pantanal de Corumbá, que consumiu praticamente toda a mata de seis propriedades rurais, três pontes de madeiras, e, cnforme denúncias, foi causado por lenhadores. A informação é do chefe da unidade, Gleick Santana Galeano, que desde o início da semana estava na região sul do município, para combater queimadas que causaram enormes prejuízos.

“Recebemos denúncia de que foram lenhadores os causadores do incêndio. Seis propriedades rurais foram atingidas e, felizmente, conseguimos controlar a situação já próximo do assentamento São Gabriel, caso contrário, o problema seria maior ainda”, afirmou Gleick nesta quinta-feira, quando ao lado de 11 integrantes da brigada, participaram do projeto Vida Nova no Passo do Lontra, organizado pela Prefeitura de Corumbá e parceiros.

A presença dos brigadistas, segundo Gleick, foi uma forma de buscar conscientizar as pessoas sobre os perigos das queimadas. Além disso, o grupo aproveitou a presença no Passo do Lontra para participar do mutirão da limpeza, retirando o lixo jogado pelos próprios moradores, embaixo das casas onde residem, construídas sobre palafitas.

Observou que o grupo demonstrou cansaço devido ao trabalho realizado nos últimos dias para conter as chamas que consumir vegetação na região do Nabileque. Mesmo assim, afirmou que o trabalho no Passo do Lontra foi importante, e que retornando a Corumbá, a brigada partiria para nova missão. “Há um incêndio na região do Taquaral, vindo em direção do Urucum. O Corpo de Bombeiros já está no local e, após esta ação aqui no Passo do Lontra, vamos nos unir aos bombeiros e combater este incêndio”.

Gleick explicou que a situação continua crítica e que a brigada está com apenas 12 pessoas trabalhando nestas ações no Nabileque, Passo do Lontra e agora no Taquaral. É que oito integrantes do grupo estão em Rondônia, e sete realizam um trabalho na região da Serra do Amolar, de prevenção. Pede colaboração da população de uma forma geral para evitar as queimadas, que estão causando transtornos em Corumbá e Ladário.

Para se ter uma idéia, aumentaram sensivelmente casos de problemas respiratórios. E Corumbá, o Pronto Socorro está tendo um grande movimento e o mesmo acontece nas unidades de saúde. Na maioria das vezes, os pacientes são crianças e idosos.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content