Com apoio da prefeitura, IBGE inicia hoje censo 2010 em Corumbá

Assessoria de Imprensa

O objetivo do trabalho é revelar à sociedade, aos órgãos públicos e privados o retrato mais fiel do povo brasileiro nas cidades e no campo

Começa nesta segunda-feira (2) em Corumbá o Censo Demográfico 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O objetivo é fazer a recontagem populacional e traçar o perfil do povo brasileiro para os próximos 10 anos e garantir o planejamento tanto em termos de definição de políticas públicas como das decisões de investimento da iniciativa privada. Um ato às 9h30 da segunda-feira na Prefeitura Municipal, com a presença do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e de representantes do órgão, marca o início da pesquisa na cidade, o que ocorre paralelamente em todos os municípios brasileiros.

Serão 91 profissionais autorizados a fazer os questionamentos em Corumbá. Os recenseadores estarão devidamente identificados com o crachá emitido pelo órgão federal, responsável pelo Censo Demográfico 2010. A novidade deste ano é que todo o processo do questionário – características dos domicílios, relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça e religião – será informatizado.

Nos questionamentos deste ano foram colocadas perguntas sobre as novas relações de parentesco, emigração internacional, etnia e língua indígena. Pela primeira vez o Censo poderá ser respondido também pela Internet. É a maior operação coletiva realizada no País, com um exército de 230 mil profissionais percorrendo todos os 58 milhões de domicílios brasileiros, com o objetivo de revelar à sociedade, aos órgãos públicos e privados o retrato mais fiel do povo brasileiro.

Subsecretaria de Comunicação Institucional (Com informações da assessoria de imprensa do IBGE)

Skip to content