Corumbá recebe encontro do programa Território da Cidadania

Marcio Cruz

Segundo Wilton Panovicth, formação é importância para assegurar capitação de recursos e linhas de créditos oferecidos para o meio rural

A Prefeitura de Corumbá, de Ladário, Aquidauana e Miranda debateram na manhã desta sexta-feira (6) a possível territorialização destes municípios para participação do programa Territórios da Cidadania, do Governo Federal. A iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.

O primeiro passo para formar o território do Pantanal, como possivelmente será chamado a delimitação entre Corumbá, Ladário, Aquidauana, Miranda e Porto Murtinho, já foi dado pelas prefeituras de cada município. No encontro de hoje os representantes participaram da palestra de um consultor do Ministério do Desenvolvimento Agropecuário (MDA), que explicou os processos e benefícios envolvidos no programa do Governo Federal.

A reunião terminou com os representantes e cada cidade recebendo a carta de intenções, documento que detalha a criação de um território além de coordenadas e demarcação territorial, e sim voltado ao acesso à cidadania e promoção do desenvolvimento econômico em regiões que mais necessitam, especialmente no meio rural.

Após os prefeitos aceitarem a carta de recomendação, começará o segundo passo, que é contratar uma empresa de consultoria para estudar os tipos de produção agrícolas são realizadas nas propriedades rurais. Para o diretor-presidente da Fundação Terra Pantanal, Wilton Gomes Panovicth, a formação desse território é de suma importância para “assegurar a capitação de recursos, linhas de créditos oferecidos pelo Governo Federal para o meio rural. O MDA trabalha com regiões territorializadas”.

De acordo com Panovicth, após a contratação da consultoria serão pelo menos mais 90 dias até a inclusão no programa. Em Mato Grosso do Sul já existem 4 territorializações, denominadas, “Da Reforma”, “Grande Dourados”, “Vale do Ivinhema” e “Cone Sul”. Participaram do encontro técnico o prefeito de Miranda, Neder Afonso da Costa Vedovato, representantes de Ladário, Aquidauna, Miranda, Corumbá, da Agraer e o delegado federal do Ministério de Desenvolvimento Agrário, em Mato Grosso do Sul, Celso Arruda.

Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content