Cursos atendem as áreas de trânsito e transporte em Corumbá

Fotos: Clóvis Neto


Um dos cursos atende profissionais ligados à fiscalização de trânsito

Iniciados hoje, segunda-feira, em Corumbá, dois cursos importantes que vão contribuir para a melhoria do sistema de trânsito e transporte na região. As capacitações estão atendendo condutores de veículos de emergência, além de pessoas responsáveis pelo setor de fiscalização do trânsito. Fazem parte de uma parceria entre a Agência Municipal de Trânsito e Transportes (Agetrat) da Prefeitura Municipal, e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS).

Os dois cursos estão sendo realizados no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez. Na sala Piquiri, a capacitação é voltada para agentes de trânsito e tem a participação de integrantes da Agência Municipal de Trânsito e Transportes, Guarda Municipal, Polícia Militar, Marinha e Exército Brasileiro.

O curso tem uma carga de 122 horas/aula e vai até o dia 3 de setembro. As aulas estão sendo ministradas por profissionais do próprio Detran, Companhia de Trânsito de Campo Grande, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A coordenação está a cargo do Detran e, segundo Cibelly Rezende Nantes, a ideia é repassar informações importantes para formar e capacitar os agentes de trânsito, para “uma fiscalização de forma mais eficiente nas ruas da cidade”.

Durante as aulas, os alunos estão tendo noções sobre o próprio trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, engenharia de trânsito, legislação, operação de trânsito e prática de fiscalização. Quarenta pessoas estão participando da capacitação.

O outro curso que acontece no Centro de Convenções, na sala São Lourenço, está atendendo 50 alunos. O grupo foi dividido em duas turmas de 25, todos condutores de veículos de emergência da Secretaria Executiva de Saúde Pública da Prefeitura, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Atende a resolução 285/2008, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que trata dos cursos para habilitação de condutores de veículos automotores.

A capacitação vai até 28 de agosto e tem uma carga de 60 horas/aula. Está sendo ministrado por profissionais do Detran, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Estadual. Até o encerramento, os participantes estão tendo noções de relacionamento interpessoal, direção defensiva, primeiros socorros, legislação de trânsito e transporte, bem como prática de condução (imobilização e remoção de vítimas).


Capacitação atende também condutores de veículos de emergência

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content