Em Corumbá, caminhada marca campanha contra as queimadas

A 8ª Caminhada contra as Queimadas será realizada no dia 13 de agosto e vai envolver os alunos da Escola Municipal Tilma Fernandes, no bairro Cervejaria. O evento faz parte de uma estratégia da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva de Saúde Pública, ligada à Secretaria Municipal de Ações Sociais, para conscientizar a população sobre os problemas causados pelas queimadas urbanas à saúde da população, bem como ao meio ambiente.

Segundo Jacskon Uchoa, do setor de Educação em Saúde da prefeitura, a participação dos alunos será fundamental para conscientizar a população a evitar as queimadas urbanas, que causam enormes prejuízos ao meio ambiente e, principalmente, à saúde da população. Ele lembra que as consequências das queimadas desenfreadas são imediatas, com um aumento nos atendimentos de urgência nos postos de saúde do município, todos por problemas do sistema respiratório.

A Caminhada contra as Queimadas será iniciada às 8 horas, em frente à Escola Tilma Fernandes. O trajeto será pela Ladeira Brandão Junior, 21 de Setembro e Dom Aquino. O término será na praça da Independência, centro da cidade. Além dos profissionais da área de saúde e alunos, estão sendo convidados a participar os moradores da parte alta da cidade, além de representantes das igrejas, associações de bairros, Organizações Não Governamentais e entidades representativas.

A ação terá participação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vigilância em Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANT), Estratégia de Saúde da Família Ênio Cunha, Gerência Municipal de Defesa Civil, Secretaria Executiva de Meio Ambiente, Agência Municipal de Trânsito, Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar e da Vale.

A ideia é fazer com que os alunos sejam multiplicadores das ações, mostrando as consequências das queimadas para a saúde da população. Durante a caminhada, os organizadores vão orientar os moradores sobre os riscos das queimadas urbanas, como evitar e o porquê de se evitar este tipo de incidência.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content