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Levantamento apontou que turistas querem maior oferta de comidas e bebidas típicas do local e cardápio traduzido para outras línguas |
Os resultados da pesquisa sobre a gastronomia pantaneira feita a partir do projeto “Caminhos do Sabor – Seu destino mais competitivo”, conduzida pelo Ministério do Turismo e pela Associação de Bares, Restaurantes e Similares (Abrasel), mostram quais são os pratos mais pedidos pelos turistas
O estudo foi apresentado na manhã desta quinta-feira (5) para os representantes do setor de alimentação fora do lar, no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, auditório Águas do Pantanal, evento que contou com apoio da Prefeitura de Corumbá. Segundo o levantamento, o perfil do turista é de um homem entre 25 e 35 anos, sendo 30% dos entrevistados com curso superior e 16% com pós-graduação. Jovem, o visitante é solteiro e tem rendimentos entre cinco e 10 salários mínimos. A pesquisa mostrou que a maioria dos turistas vem para lazer, porém muitos vêm a trabalho ou estudo. O meio de transporte utilizado é o ônibus, em primeiro lugar, seguido de carro e avião.
O estudo quis saber quais são as notas de 18 quesitos com alta relevância em um restaurante. Os turistas querem maior oferta de comidas e bebidas típicas do local e cardápio traduzido para outras línguas (a exemplo do inglês). No quesito de média relevância, os visitantes sentiram a necessidade de melhorias em estacionamento, opções de acessibilidade (banheiros adaptados, rampas e cadeiras para crianças), estabelecimento comercial tradicional, guias, horário de atendimento e espaço exclusivo para o público infantil.
A pesquisa de oferta e demanda utilizou o ponto de vista dos turistas, visitantes, empresários do ramo alimentício e moradores locais. Os resultados revelaram que, para os consumidores locais, as comidas típicas de Corumbá são Arroz Carreteiro, Sarrabulho e Pintado à Urucum, diferentemente do que os visitantes procuram: Peixe, Sarrabulho e Saltenha.
Corumbá foi escolhida para participar do projeto “Caminhos do Sabor – Seu destino mais competitivo” por ser considerada um dos 65 principais destinos turísticos do Brasil, por meio da pesquisa feita em 2007 pelo Ministério do Turismo. O próximo passo do projeto é o processo de consultoria e começa com uma avaliação do negócio e oficina de atendimento voltada aos garçons e recepcionistas.
Cada empresa poderá inscrever dois funcionários para a capacitação que dará diploma expedido pela Abrasel. Esta fase ocorre entre os dias 9 e 17 de setembro. Ao todo são disponibilizadas 30 vagas. A participação nas consultorias é gratuita e a inscrição do bar, restaurante, lanchonete ou padaria pode ser feita na Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, localizada na Rua XV de novembro, 659.
Subsecretaria de Comunicação Institucional