Guardas municipais completam curso de patrulhamento avançado

Clóvis Neto

O curso teve 196 horas de aulas práticas e teóricas que abordaram noções de teoria da abordagem

Vinte e cinco guardas municipais de Corumbá receberam nesta sexta-feira (27) o certificado de conclusão do curso de Patrulhamento Urbano Motorizado Avançado (PUMA). A solenidade de formatura aconteceu na sede da Guarda, localizada no parque Marina Gatass. Esta foi a segunda capacitação realizada pelos agentes patrimoniais neste ano. Em junho, outros 30 profissionais realizaram o Curso de Brigada de Emergência, oferecido pela Defesa Civil e o 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

“A Prefeitura está investindo na capacitação da Guarda Municipal porque quanto mais preparado estiver o agente, melhor será o atendimento ao município e comunidade”, afirmou o capitão Fábio Santos Coelho Catarineli, comandante da GM. “Estamos caminhando para a profissionalização cada vez maior da instituição. Com os cursos, o guarda fica mais seguro para executar seu serviço, o que proporciona, consequentemente, mais segurança para a população”, completou o comandante.

O PUMA beneficiou os agentes envolvidos na área operacional (motociclistas, patrulheiros, rondistas e condutores de viaturas). Foram 196 horas de aulas práticas e teóricas que abordaram noções de teoria da abordagem, condução de detentos, abordagem de suspeito, formação tática, técnicas com tonfas, técnicas com algemas, técnicas de revista pessoal, técnicas de imobilização e liderança.

Os 25 formandos ainda receberam noções de legislação de trânsito, orientação com bússola, orientação em terrenos adversos, técnica de pilotagem de moto, condução de viaturas 4 rodas, mecânica básica de moto e carro e legislação penal. Durante a formatura, o guarda David Wagner Carlos falou em nome dos agentes e agradeceu aos investimentos realizados na Guarda Municipal.

“Isso significa um crescimento funcional e operacional para todos nós e a população da cidade”, afirmou. Atualmente, a Guarda tem um efetivo de 235 homens. Eles estão presentes em 90 postos de vigilância em todas as partes da cidade.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content