Juventude de Corumbá participa de encontro com Lula na quinta

As políticas da juventude implantadas pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, em Corumbá, estão sendo reconhecidas nacionalmente. Prova disso é que, na próxima quinta-feira, 12, Dia Nacional da Juventude, a cidade será representada em um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando ele deve assinar decreto convocando a Segunda Conferência Nacional de Juventude, programada para ocorrer no primeiro semestre de 2011. A expectativa é que, durante o evento, Lula sancione a PEC da Juventude, instrumento importante que inclui as pessoas desta faixa de idade no capítulo da Constituição Federal que trata da “Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso”.

O encontro com Lula está programado para o período da manhã e a Prefeitura de Corumbá será representada pelo gerente de Ações para a Juventude, Márcio Cavasana, único gestor público do Estado convidado para o evento. “O Estado terá três representantes no encontro com o presidente Lula. Os outros dois são de Campo Grande e Dourados, ligados a movimentos da juventude, mas sem vínculo com instituições governamentais. Isto mostra a força do prefeito Ruiter Cunha, que tem desenvolvido uma política voltada para a juventude corumbaense”, observou Cavasana.

A Prefeitura de Corumbá foi convidada para participar do encontro com o presidente pelo secretário adjunto da Secretaria Nacional da Juventude, Danilo Moreira, a pedido do próprio presidente Lula. Também em Brasília, Cavasana participa da quinta reunião extraordinária do Conselho Nacional de Juventude, região Centro Oeste, que vai discutir os novos avanços na implantação de políticas públicas para o setor, como parte da fase preparatória do III Encontro Nacional de Conselhos de Juventude, previsto para novembro, em Brasília (DF).

A cidade de Corumbá tem se destacado nas ações voltadas à juventude. O primeiro passo foi a criação, por parte do prefeito Ruiter Cunha, da Gerência de Ações para a Juventude. Entre os programas desenvolvidos está o Projovem Trabalhador, realizado em parceria com o Governo Federal, que permitiu formar mais de 800 pessoas. Hoje, 207 já estão no mercado de trabalho, com enorme expectativa de que, até o fim do ano, 500 estejam trabalhando. Márcio explicou ainda que o Município está finalizando o projeto de adesão ao Projovem de 2011, com oferta de mais 600 vagas para qualificação social e profissional em Corumbá.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content