No Dia do Soldado, solenidade marca formatura de 209 recrutas

Marcos Boaventura

A cerimônia foi comandada pelo general de brigada Álvaro Gonçalves Wanderley, comandante da 18ª Brigada de Infantaria

O Dia do Soldado foi comemorado na manhã desta quarta-feira (25) em Corumbá com uma solenidade no 17º Batalhão de Fronteira. A data homenageia o nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Em Corumbá, as comemorações foram iniciadas no último domingo (22) com a realização de uma prova pedestre, e prosseguiram com a realização de palestras em escolas da cidade. A programação será encerrada às 20 horas de hoje, com um concerto no auditório do Colégio Santa Teresa, a cargo da Banda de Música da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira.

A cerimônia desta manhã foi comandada pelo general de brigada Álvaro Gonçalves Wanderley, comandante da 18ª Brigada de Infantaria. O ato foi marcado por condecorações a militares que se destacaram em sua atuação e por tempo de serviço, além da formatura de 209 novos recrutas (150 do 17º Batalhão de Fronteira e 59 da 18ª Brigada de Infantaria), aprovados na instrução individual.

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) foi representado pelo secretário municipal de Gestão Governamental, Cássio Augusto da Costa Marques, que destacou a importância do Exército Brasileiro na região do Pantanal, e as ações desenvolvidas em parceria com o Poder Executivo, principalmente na área social. Ele lembrou a recente parceria que, por meio do projeto Se Essa Rua Fosse Minha, permitiu a formatura de soldados para pavimentação em lajotas sextavadas de alamedas dentro da instituição militar.

A solenidade contou com a presença de inúmeras autoridades civis e militares, entre elas, o tenente-coronel Marcelo Dutra de Oliveira, comandante do 17º Batalhão de Fronteira; Osvalmir Nunes da Silva, presidente da Câmara Municipal de Ladário; Dom Segismundo Martinez, bispo diocesano de Corumbá, além de familiares dos novos recrutas.

Destaque para a leitura da Ordem do Dia do general Enzo Martins Peri, comandante do Exército Brasileiro, que enalteceu o valor e predicados de bravura, honradez, desambição pessoal, amor ao Brasil e, principalmente, a liderança do pacificador Duque de Caxias, “um líder que conduziu seus homens à vitória em todos os combates que enfrentou para manter a unidade nacional e a integridade do território brasileiro. Muitos dos seus liderados tombaram nos campos de batalha para que a Nação prosseguisse unida, livre e soberana. Esse é um dos aspectos singulares da profissão militar: liderar homens em condições excepcionais, levando-os até à morte, se preciso fosse, em defesa de um bem maior do que sua própria vida”.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content