No MS, só Corumbá e mais três ultrapassam meta na vacinação

Marcio Cruz

A cidade vacinou 10.308 crianças, superando mais uma vez as metas, como fruto de um trabalho desenvolvido já há alguns anos na região

No Mato Grosso do Sul, somente Corumbá e mais três municípios conseguiram ultrapassar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde durante a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Enquanto no Estado a meta era atingir 206.035, e somente 114.167 foram vacinadas, 55,51%, a maior cidade pantaneira registrou 10.308 crianças imunizadas, 100,80% de cobertura de uma população estimada de 10.226. Os números superam o registrado na primeira etapa, com 10.232 imunizações, 100,08% da população infantil.

O resultado foi comemorado pela equipe da Secretaria Executiva de Saúde Pública da Prefeitura, ligada à Secretaria Municipal de Ações Sociais. Para o secretário Lauther Serra, tudo é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido já há alguns anos na região. Ele lembra que, já há algum tempo, a cidade vem superando metas estabelecidas pelo Ministério, tudo graças ao esforço de toda a equipe que atua no setor de saúde pública no município.

O responsável pelo Núcleo de Imunização da secretaria, Wangley Bento de Campos, também destaca o trabalho em equipe. “Foi fundamental para, mais uma vez, atingirmos a meta estabelecida”, reforça. Conforme ele, mesmo ultrapassando a meta, a Prefeitura mantém aberta a campanha. “Todas as unidades de saúde que disponibilizam de salas de vacinação, vão continuar a campanha até o final de agosto”, explicou, acreditando que o número de vacinados deve crescer ainda mais. A explicação é que, na região, o setor de saúde pública atende também as crianças bolivianas.

Na campanha realizada no sábado, além da vacina contra paralisia infantil, a Saúde disponibilizou outras doses como tetravalente, febre amarela, tríplice viral, rotavirus, tríplice bacteriana (DTP), hepatite B e contra tétano, inclusive para adultos, febre amarela, tétano e hepatite B.

As outras três cidades que ultrapassaram 100% de cobertura foram Douradina, Inocência e Bandeirantes. Apesar disso, os números, conforme o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, estão baixos. Para se ter uma ideia, em Campo Grande, de um total de 78.758, a cobertura atingiu apenas 37.672, 47,83%. Até mesmo a nível de Brasil os índices estão abaixo do estabelecido. Somente 9.039.307 crianças foram vacinadas, 58,46% da população infantil que é de 15.462.013.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content