Pós-Graduação da Fiocruz e UFMS atende servidores de Corumbá

Médicos, odontólogos e enfermeiros participam, a partir desta quinta-feira (5), do 1º Curso de Pós-Graduação em nível de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, na modalidade a distância, em Mato Grosso do Sul. São 21 servidores da Secretaria Executiva de Saúde Pública de Corumbá, ligados às unidades de saúde, centros de referência e à Estratégia de Saúde da Família (ESF) das áreas urbana e rural.

O curso é promovido pela Fiocruz Unidade Cerrado Pantanal e pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com apoio e financiamento do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). A aula inaugural está marcada para as 9 horas desta quinta-feira, no Teatro Dom Bosco, em Campo Grande.

A Pós-Graduação é destinado a profissionais que já trabalham na Estratégia de Saúde da Família de Corumbá e mais 68 municípios do Estado. Ao todo, são 266 enfermeiros, 165 odontólogos e 66 médicos. O curso tem duração de 18 meses, não havendo necessidade de o aluno se ausentar de seu município. Conforme a Fiocruz, é uma estratégia muito eficiente de formação, que possibilita a todos os participantes aprofundarem os conhecimentos, além da troca de experiências com profissionais de outros municípios.

Todos os trabalhadores-estudantes serão acompanhados permanentemente por tutores formados para este fim que irão acompanhá-los através do Ambiente Virtual de Aprendizagem no sentido de qualificá-los a uma melhor resolução dos problemas de saúde de suas comunidades. Dessa forma, a UNA-SUS em Mato Grosso do Sul possibilita que todos os trabalhadores do SUS tenham acesso às oportunidades de aprendizado produzido com recursos públicos. No segundo semestre deste ano, as instituições abrem novo edital para a inclusão de mais 500 alunos-trabalhadores na especialização.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional (com informações da Fiocruz Cerrado Pantanal)

Skip to content