Saúde de Corumbá faz ação de combate à raiva animal na Bolívia

Equipes da Secretaria Executiva de Saúde Pública da Prefeitura de Corumbá iniciam na quarta-feira (11) uma ação de combate à raiva animal na cidade boliviana de Puerto Suarez. Os trabalhos serão desenvolvidos durante três dias e, além de captura de animais, nos dias 11 e 12, está programada uma vacinação em massa de cães de gato no sábado (14).

A ação foi acertada durante encontro do secretário de Saúde, Lauther Serra, com o prefeito de Puerto Suarez, Roberto Vaca Yorge, após confirmação de um novo caso de raiva animal na cidade boliviana, confirmado no mês de julho, por meio de exame laboratorial realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Corumbá.

Esta semana, a Prefeitura de Puerto Suarez intensificou uma ampla campanha na imprensa boliviana, no sentido de conscientizar a população sobre a raiva animal e a necessidade de vacinar cães e gatos. Este trabalho acontece antes mesmo da execução do cronograma a ser seguido pela Saúde de Corumbá.

Além de ações de combate à raiva animal, está estabelecida uma parceria com Puerto Suarez, para desenvolvimento de campanhas de prevenção e combate à dengue, a partir de outubro. O tema voltará a ser discutido com Roberto Vaca Yorge, para estabelecimento de novas parcerias com a cidade boliviana, bem como planejamento de todo o trabalho que será desenvolvida do outro lado da fronteira.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content