Agentes de endemias finalizam hoje o quinto ciclo do LIRAa 2010

Agentes de endemias da Prefeitura de Corumbá concluem nesta quinta-feira (9) o quinto ciclo do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2010, que vai estabelecer a estratégia a ser adotada pela Secretaria Executiva de Saúde Pública, visando a novas ações de prevenção e combate à dengue na cidade. O trabalho foi iniciado nesta quarta-feira (8) e acontece em toda a área urbana, dividida em quatro regiões, denominadas pelo setor de saúde como estratos.

O levantamento está sendo feito por amostragem. Os agentes estão visitando um total de 1.712 imóveis localizados em 254 quarteirões, de um total de 34.919 imóveis cadastrados, distribuídos em 1.092 quarteirões. Conforme a gerente de Vigilância em Saúde, Viviane Ametlla, o levantamento será importante para medir o atual índice de infestação do mosquito transmissor da dengue em Corumbá, além de novas ações de combate à doença.

Os bairros e seus respectivos estratos que estão sendo levantados pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) são os seguintes: estrato 01 – Arthur Marinho, Cervejaria, Dom Bosco, Generoso e Centro 01 (resultado da divisão do bairro Centro para fins de amostragem para o LIRAa, se estendendo dos limites da Rua Edu Rocha até a Rua Antonio Maria). São 44 quarteirões e 427 imóveis amostrados.

Estrato 02 – Beira Rio, Centro 02 (resultado da divisão do bairro Centro para fins de amostragem para o LIRAa, estendendo-se do limite da Rua Antonio Maria à Rua Albuquerque), Maria Leite, Universitário, Industrial e Previsul, composto por 63 quarteirões e 428 imóveis; estrato 03 – Centro América, Cristo Redentor (composto pelo Vitória Régia, Cristo Redentor e Cravo 1, 2 e 3), Nossa Senhora de Fátima, Popular Velha e Guatós, composto por 71 quarteirões e 429 imóveis; e estrato 04 – Aeroporto, Guarani, Jardim dos Estados, Nova Corumbá e Popular Nova, integrado por 76 quarteirões e 428 imóveis amostrados.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content