Divulgação |
|
Com desfile cívico-militar às 17h na avenida 14 de março, Ladário comemora nesta quinta-feira, 2 de setembro, seus 232 anos. A tradicional Alvorada Festiva abriu o aniversário ao raiar do dia, com desfile de bandas e fanfarras das escolas municipais ladarenses. Em seguida, Missa no Santuário de Nossa dos Remédios reuniu o prefeito José Antonio, primeira dama e secretária de Integração de Políticas Sociais,s Gisele Saab, o contra-almirante Domingos Sávio Nogueira, comandante do 6º Distrito Naval, demais autoridades, comunidade e convidados.
O prefeito Ruiter Cunha foi representado pelo secretário executivo da Assistência Social, Haroldo Cavassa. Às 10h, a final do Torneio Interbairros e um amistoso entre veteranos de Ladário e Corumbá também marcaram os festejos no Estádio Vicente Fortunato. Quarta-feira, um show com a dupla sertaneja Jad e Jadson levou mais de 3 mil pessoas à Praça de Eventos.
Fundada em 1778 pelo sertanista João Leme do Prado, Ladário só se emancipou em 1954, portanto, há 56 anos, em conseqüência da Lei do então deputado estadual de Mato Grosso, Manuel Venceslau Botelho Neto. O nome de Ladário é uma homenagem a uma localidade da Província de Vizeu em Portugal, terra natal do Capitão General Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, que ordenou a Leme do Prado a fundação do povoado, como básica agrícola para abastecer as tropas portuguesa que combatiam contra o avanço espanhol na região.
Nos tempos áureos de comércio, no povoado de Ladário aportavam navios como o Fernandes Vieira, trazendo mercadorias importadas pela hidrovia do rio Paraguai, o meio mais utilizado de transporte entre essa região e as grandes metrópoles brasileiras. Como marco dessa fase se destaca o prédio da Lealdade, na rua Tamandaré, atual nº481, onde funcionava a Casa Bancária Nicola Scafa, um dos símbolos comercial da época. Restaurado, o prédio hoje abriga uma academia de esportes e dança.
Ladário fica a
“Somos nós, o povo ladarense,
Detentores de glórias mil;
O progresso é o nosso lema;
Trabalhando pelo Brasil.
Salve, salve!
Sempre entoaremos
Este Hino com todo o vigor;
Elevar Mato Grosso do Sul
Com denodo, lealdade e amor!
És Ladário, glória do passado,
És orgulho deste rincão.
Em teu seio está nossa Marinha,
A quem deste o coração.
Salve, Salve!
A fibra ladarense
Que aclamamos com voz varonil;
Hás de honrar, sempre amar Mato Grosso do Sul
E servir com bravura ao Brasil!”
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ladário