Caminhada leva mais de seis mil pessoas às ruas de Corumbá

A população corumbaense novamente expressou todo seu sentimento pela sua terra e que está confiando cada vez mais nas conquistas que estão tornando a região um grande polo de desenvolvimento. Isto ficou demonstrado na Caminhada Por Amor a Corumbá, realizada na manhã deste sábado (25). Esta foi a quinta edição do evento, que já se tornou uma tradição. Mais de seis mil pessoas participaram do ato que, este ano, teve a Paz como tema. A grande maioria se vestiu de branco.

A manifestação literalmente parou o centro da cidade, fazendo com que os comerciantes, das portas de seus estabelecimentos, interagissem com a multidão que descia a rua Frei Mariano e depois a Delamare, em direção à Praça Generoso Ponce. Com bandeiras de Corumbá nas mãos, acenavam para os integrantes da Caminhada da Paz, que teve participação de representantes dos mais diferentes segmentos da sociedade. Para se ter uma ideia, mais de 50 instituições participaram do ato, além de servidores públicos, estudantes, entre outros.

"Foi um grande ato que representou todo amor que a população tem por Corumbá", afirmou Beatriz Cavassa de Oliveira, secretária especial de Integração das Políticas Sociais da Prefeitura, idealizadora do evento. "Foi importante também para que as pessoas pudessem se manifestar pedindo paz nas escolas, no trânsito, enfim, em toda a cidade", comentou, para lembrar que a população, mais uma vez, entendeu o significado dessa realização que é a busca do bem geral para Corumbá.

Diana Vasconcelos, moradora no bairro Dom Bosco, estava no centro da cidade no exato momento em que a Caminhada Por Amor a Corumbá descia a Frei Mariano. Parou e ficou observando a manifestação. "Isto é ótimo. Levanta o astral do corumbaense. Massageia o nosso ego", observou, enquanto tremulava uma bandeira de Corumbá, em miniatura.

Raiba Garib foi uma das comerciantes que assistiu a manifestação da porta de seu estabelecimento. "Está sendo excelente", comentou, dizendo que um ato como este, é importante, principalmente pelo fato de que mostra que "o corumbaense, hoje, está mais otimista, e a cidade está ficando mais bonita".

E esta foi a constante da caminhada. Por onde os cerca de seis mil participantes passaram, eram recebidos com carinho e um sorriso. Dona Aldenor Almeida, uma cearense de 81 anos que escolheu Corumbá para morar, desceu de seu apartamento, em um prédio na Delamare, para ver mais de perto a movimentação. "Está valendo a pena. Uma manifestação bonita, ordeira, que mostra o amor que todos tem por nossa terra", afirmou.

Muita música

O trajeto, cerca de 1,3 quilômetro, foi cumprido com muita música, como a "Marcha a Corumbá", de Luiz Feitosa Rodrigues, além de outras, enfocando sempre a paz. Os seis mil participantes foram divididos em 11 alas. Em cada uma delas, apresentação das ações desenvolvidas pela Prefeitura nas áreas social, cultural, meio ambiente, turismo, esporte, lazer, saúde, entre outros. Foi mais uma ação pelos 232 anos de Corumbá, comemorados no último dia 21.

O evento teve também participação de bandas de percussão de dez escolas da Rede Municipal de Ensino. Cada uma estrategicamente postada em uma ala. A Banda Manoel Florêncio foi à frente de todo o grupo.

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) comandou a Caminhada da Paz. Ele estava no primeiro bloco, ao lado da secretária Beatriz Cavassa de Oliveira, convidados, secretários, assessores e servidores da Prefeitura. No entender dele, o ato foi mais uma demonstração do "orgulho, carinho e amor" que todos tem por viver em Corumbá. Avaliou esta quinta edição como positiva. "Sinto que a população está mais confiante de viver em Corumbá e esse é o nosso objetivo. A população também é parceira daquilo que nos propusemos a fazer".

Lembrou o atual momento de Corumbá com obras em todos os setores, distribuídas pelos bairros da cidade. Destacou a forte parceria entre o Município e o Governo Federal que proporcionou um grande impulso na cidade. Segundo ele, as "obras do PAC deram dinamismo" e que sem a sensibilidade do presidente Lula, a cidade provavelmente "não estaria no estágio que estamos hoje".

O prefeito lamentou apenas um impasse ocorrido durante a caminhada. Devido a outras manifestações no centro, a Polícia Militar tentou alterar o percurso que é cumprido em todas as edições, desde que foi idealizada em 2005. O pedido não foi aceito, mesmo porque, a Prefeitura estava com autorização do juiz eleitoral para continuar o percurso pela Frei Mariano até a Delamare. Única alteração, definida ontem, é que o encerramento seria na Generoso Ponce e não mais da Praça da Independência como ocorre todos os anos. É que, neste local, havia uma manifestação política.

Ruiter demonstrou insatisfação com dois fatos ocorridos em seguida. O primeiro foi quando os participantes da caminhada chegaram na rua Dom Aquino, as pessoas que realizavam ato político na Independência, deixaram o local e desceram a Frei mariano em direção a Delamare, atrapalhando o percurso previamente definido pela Prefeitura e autorizado pela Justiça Eleitoral. Outro se relacionou ao veículo estacionado na Frei Mariano com a Delamare, impedindo o trânsito. O prefeito lamentou o ocorrido, afirmando que "a nossa caminhada é pela paz, pelo amor que temos a Corumbá. Não tem qualquer cunho eleitoreiro".

Skip to content