Corumbá realiza seminário de Educação Inclusiva nos dias 4 a 8

A Prefeitura de Corumbá promove, entre os dias 4 e 8 de outubro, o 5º Seminário Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. O objetivo é sensibilizar os profissionais da educação e demais áreas sociais para o atendimento à diversidade, e promover ações que viabilizem reflexões sobre a proposta de educação inclusiva. O evento é uma iniciativa da Secretaria Executiva de Educação, ligada à Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania.

Como cidade-polo do programa, Corumbá sedia novamente o evento, que contará com a participação de representantes de outros 12 municípios (Aquidauana, Douradina, Porto Murtinho, Miranda, Ladário, Bonito, Guia Lopes da Laguna, Caracol, Bela Vista, Antonio João, Bodoquena e Bandeirantes). A abertura do seminário ocorre às 18h30 do próximo dia 4, segunda-feira, no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez.

A programação conta com palestras que terão como foco o direito de todos à educação. A primeira delas será ministrada pelo secretário executivo de Educação de Corumbá, professor Hélio de Lima, que abordará o tema "Conviver, reconhecer e valorizar as diferenças". Durante todo o evento, outros temas estarão em evidência, tais como:

Dia 05 – 7h30 às 11h30/13h30 às 17h30
Dificuldade de aprendizagem: diagnóstico, tratamento e prática pedagógica
Prof. MSc. Luciano Ferraz Servantes (UCDB)

Dia 06 – 7h30 às 11h30
O Atendimento Educacional Especializado no Contexto Escolar
13h30às 17h 30 – Transtornos Globais do Desenvolvimento: desafios e possibilidades
Profª. Tânia Filiú de Souza – Coordenadora dos Núcleos de Altas Habilidades/Superdotação e Transtornos Globais do Desenvolvimento (Secretaria Municipal de Educação – Campo Grande/MS)

Dia 07 – 7h30 às 11h30/13h30 às 17h30
Diversidade dentro da diversidade: à pluralidade humana
Profº. Sérgio Teodoro de Souza Filho – Sociólogo pela UFMS
Profª. Natália Eberhardt Ziolkowski- Socióloga pela UFMS

Dia 08 de outubro (para os representantes dos municípios de abrangência)
7h30 às 8h30 – Relatos de Experiências – O AEE na Rede Municipal de Ensino de Corumbá
8h30 às 9h – Relatos de Experiências do Centro Multiprofissional de Apoio ao Desenvolvimento Infanto Juvenil
9h às 11h – Visita à sala AEE – Local E.M. Luiz Feitosa Rodrigues

De acordo com a Secretaria Executiva de Educação, esse programa tem como meta a garantia de uma educação de qualidade aos alunos com necessidades educacionais especiais, na rede regular de ensino, por meio da capacitação dos profissionais da Educação para uma intervenção competente, que favoreça os princípios da educação inclusiva.

Skip to content