Escola José de Souza Damy é bicampeã dos XXII Jogos da Reme

Clóvis Neto

A escola bicampeã, José de Souza Damy, subiu no pódio 14 vezes, sendo que 9 delas em primeiro lugar

A Escola Municipal José de Souza Damy é a campeã geral do XXII Jogos da Reme. Com mais de 60 pontos de diferença para o segundo colocado, a escola do bairro Cristo Redentor se consagrou bicampeão da competição. Em segundo lugar ficou a Escola Rural Luiz de Albuquerque, com 99 pontos e em terceiro o Clio Proença, com 78. A cerimônia de encerramento da disputa aconteceu nesta manhã (3), no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató.

Com muita festa e animação os alunos aguardavam ansiosos o momento da entrega das premiações. Ao todo foram distribuídos 63 trófeus e 726 medalhas para as equipes que se destacaram durante os jogos. A competição reuniu mais de 1,2 mil alunos durante 6 dias. “Os jogos são importantes para proporcionar o entrosamento entre os alunos, o que acaba refletindo diretamente na aprendizagem. São disputas saudáveis, onde o estudante aprende não só a ganhar e sim a perder também”, declarou o Secretário Executivo de Educação, Hélio de Lima que ressaltou a participação dos professores de educação física para o bom andamento e elevar nível técnico da competição com os treinamentos. O projeto Geração Olímpica, que trabalha a prática esportiva com os jovens, também foi lembrado pelo secretário.

A escola bicampeã, José de Souza Damy, subiu no pódio 14 vezes, sendo que 9 delas em primeiro lugar. Ao todo alcançou 165 pontos na classificação geral. Para a diretora da unidade de ensino as duas vitórias consecutivas demonstram a dedicação dos estudantes. “Os alunos treinaram. Com muita garra e esforço, vencendo dificuldades, conseguimos este resultado e pretendemos vir com tudo no ano que vem”, comentou Márcia Ivana do Amaral.

Superação é a palavra que define a campanha da escola do bairro Cristo Redentor. O jovem Luan Costa Cavalcante, de 14 anos, tem uma deficiência física em uma das pernas. O que não impediu o estudante de participar dos jogos e ainda consagrar o primeiro lugar no Basquetebol. “Treinamos bastante durante 6 meses e para mim é um orgulho poder jogar basquete e ainda ganhar a medalha de ouro. A emoção é muito grande”, confessou.

Para o diretor técnico da competição, Gilson Pacola, os jogos foram calmos e bem estruturados. “Os representantes das escolas receberam as orientações com bastante antecedência. Os atletas já sabiam quando, como e onde iam jogar”, comentou. A participação das unidades da zona rural também foi destaque. Os alunos receberam alimentação e transporte. Pacola declarou também que o índice de cartões amarelos ou vermelhos foi baixo. “Não tivemos casos de brigas envolvendo os atletas ao longo dos jogos. Foi tudo muito tranquilo”, complementou.

Durante a solenidade de premiação os professores de educação física da REME receberam medalhas como forma de parabenizar pela participação e também celebrar o dia do profissional, que foi comemorado no dia 1º de setembro.

Os XXII Jogos da Reme foi uma realização da Prefeitura de Corumbá, através da Secretaria Executiva de Educação, ligada à Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, com apoio da Fundação de Esportes do Município (Funec).

Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content