Investimentos no desporto melhoram a vida dos corumbaenses

A prática desportiva como instrumento de socialização, diversão e de melhoria da qualidade de vida da população corumbaense. Nos últimos seis anos, várias ações e projetos são desenvolvidos pela Prefeitura Municipal com esses objetivos. É o caso dos projetos Nossa Gente Saudável, Servidor Saudável e Geração Olímpica. O Nossa Gente foi implantado em 2005 para combater o sedentarismo por meio de três atividades desenvolvidas no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató. Duas delas, hidroginástica e ginástica, foram iniciadas logo após a inauguração do centro. A terceira foi implantada em 2008, a hidroterapia. Juntas, atendem anualmente mais de 600 pessoas de várias faixas etárias.

Já o Servidor Saudável é direcionado aos servidores da prefeitura. São aulas de ginástica laboral, tênis, alongamento e caminhada voltadas aos funcionários do Município. Agentes da Guarda Municipal e do Prevfogo são os que mais se beneficiam da iniciativa. Mensalmente, integrantes das diversas secretarias instaladas no Paço Municipal também praticam as atividades de relaxamento muscular. As aulas começam logo cedo, antes das 7h30, e duram aproximadamente 20 minutos.

O Geração Olímpica atende o público jovem, dos sete aos 17 anos. Desenvolvido desde 2007, o projeto oferece aos alunos da rede pública de ensino a prática de futebol, natação, atletismo, xadrez, tênis de quadra, tênis de mesa, handebol, futsal e basquetebol nos horários que os jovens estão fora da sala de aula. Desde sua criação, mais de 4 mil crianças e adolescentes já se beneficiaram da iniciativa. Neste ano, o projeto foi dividido em sete polos: Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató; Ginásio Poliesportivo; Corumbaense Futebol Clube; praça da Nova Corumbá; Escola Municipal Clio Proença; Escola Municipal Cássio Leite de Barros; e Sesi.

Outra atividade de grande sucesso desenvolvida pela Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) é a Copa Integração Popular de Futebol Amador. O campeonato integra os moradores de todas as regiões da cidade. No começo do ano, é disputada a Série C nas regiões do Universitário, Assentamento Taquaral, Roseiral, Cravo Vermelho e Jardim dos Estados, sendo pelo menos 12 equipes por região.

Todos os finalistas se classificam para a Série B, disputada na Esplanada da Nob. Para viabilizar os jogos durante o período noturno, todo o sistema de iluminação da praça esportiva foi recuperado. No segundo semestre, o Campeonato Amador – Série A reúne campeão e vice da Série B e os times de grande tradição da cidade. Alguns dos clubes têm mais de 40 anos de fundação e centenas de torcedores fiéis. É o caso do Brandão Júnior, Enira, Cruzeiro e Nacional. Outras equipes mais novas também conquistaram seu espaço no futebol amador, como a Associação Castro, o Milan Real Tradição e o Oriental.

A corrida de rua também tem espaço para os esportistas amadores. O Circuito Funec movimenta os corredores da região desde 2007. São várias etapas ao longo do ano percorrendo as principais vias da cidade. Fim do ano, os vencedores recebem prêmios em dinheiro, uma forma de incentivar a disputa pelas melhores colocações. Em 2010, o projeto cresceu ainda mais com a chegada de novos parceiros. A colaboração da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, 6º Distrito Naval, Sesi e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS – Campus do Pantanal) aumentou o número de participantes e elevou o nível do agora chamado Circuito Corumbá de Corrida de Rua.

Skip to content