Novos produtos começam ser utilizados para combater a dengue

Marcos Boaventura


Capacitação vai até sexta-feira, inclusive com a etapa prática no campo

Em Corumbá, os agentes de endemias passarão a utilizar novos produtos para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue: Fenitrotion e Malation (adutecidas), e o Diflubenzuron (larvecida). Eles substituem o Alfacipermetrina e o Deltametrina que já não apresentavam eficácia na eliminação do vetor responsável pela transmissão da dengue. A substituição segue uma orientação do Ministério da Saúde que, por meio de pesquisas, constatou que o Aedes já apresentava resistência a estes dois produtos.

Para a utilização dos novos adutecidas e larvicida, os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Executiva de Saúde Pública da Prefeitura, estão passando por uma capacitação, ministrada por técnicos da Secretaria Estadual de Saúde. O curso vai até sexta-feira e a aula teórica está sendo ministrada na Paróquia Dom Bosco.

Viviane Ametlla, gerente de Vigilância em Saúde, explica que a capacitação se faz necessária para que os agentes conheçam melhor os novos produtos, larvecida e inseticida; a forma de aplicação, além de estarem em condições de repassar informações à população sobre os novos produtos. “A mudança é uma determinação do Ministério para que as ações de combate ao Aedes aegypti seja mais eficaz”, explicou.

A capacitação está a cargo de Márcio Luiz de Oliveira, gerente técnico do Programa Estadual de Febre Amarela e Dengue. Segundo ele, as trocas do larvecida e do inseticida serão imediatas, tão logo os 90 agentes concluam o curso.

Além disso, outra mudança será também com relação ao produto utilizado no combate ao vetor da leishmaniose. Também segue orientação do Ministério da Saúde que constatou ineficácia do Alfa-Cipermetrina. Será substituído Bendiocarb, um carbureto princípio ativo. A mudança também está sendo tema de uma capacitação a 15 agentes de endemias que atuam na área, a cargo do técnico estadual Doílio Dias.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content