Projeto Gari Comunitário beneficia moradores da orla portuária

Márcio Cruz


Projeto busca conscientização da população para manter limpeza

Projeto desenvolvido pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente, pasta ligada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado, vai viabilizar a contratação de quatro pessoas para conscientizar os moradores e manter a limpeza dos bairros Cervejaria e Beira Rio, ambos localizados na orla portuária da cidade. O “Gari Comunitário” é uma parceria da Prefeitura com a Unipav, empresa responsável pela coleta do lixo na cidade, e atende a uma das reivindicações apresentadas durante a Ação Prefeito Presente, desenvolvida na região em 2009.

“Vamos disponibilizar contêineres em diferentes pontos do bairro para facilitar a coleta do lixo. Nesta parte da cidade, algumas ruas são estreitas ou íngremes demais, o que dificulta o acesso do caminhão. Estes garis comunitários terão a responsabilidade de conscientizar os moradores para depositarem o lixo nos recipientes nos dias em que ocorre a coleta”, explicou a secretária executiva de Meio Ambiente, Luciene Deová. Esta foi a forma encontrada pelo Município para envolver os munícipes na manutenção da higiene e limpeza do local gerando renda dentro da própria comunidade.

Segundo Luciene, serão contratados dois moradores da Cervejaria que passaram pelo curso de capacitação, encerrado ontem (14) no Eco Parque Cacimba da Saúde. “Ao todo, os 20 participantes receberam certificados de conclusão e um kit utilitário. Nas duas últimas semanas, eles tiveram palestras sobre saneamento integrado, sustentabilidade social, os projetos Circuito Tela Verde e PAC-Casa Nova”, comentou a geógrafa e coordenadora do projeto, Shirley Matias.

O mesmo processo será realizado no Beira Rio, onde mais duas pessoas serão contratadas. Todos vão receber treinamento e equipamentos de segurança para desenvolver o trabalho. A primeira fase da seleção deve terminar nesta sexta-feira (17). Ontem, durante o encerramento do curso, alunas da escola Delcidio do Amaral fizeram uma apresentação cultural abordando a preservação ambiental.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content