Seminário de Educação Inclusiva será aberto no dia 4 em Corumbá

Seminário de Educação Inclusiva será aberto no dia 4 em Corumbá

Começa na segunda-feira (4) em Corumbá a quinta edição do Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, com solenidade de abertura marcada para as 18h30, no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva de Educação, ligada à Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania. O encontro prossegue até o dia 8, e tem como objetivo buscar a sensibilização dos profissionais da educação e demais setores sociais para o atendimento à diversidade, além de promover ações que viabilizem reflexões sobre a proposta de educação inclusiva.

Esta é a quinta edição do programa que tem Corumbá como cidade-polo. Participam também representantes de outros 12 municípios sul-mato-grossenses: Aquidauana, Douradina, Porto Murtinho, Miranda, Ladário, Bonito, Guia Lopes da Laguna, Caracol, Bela Vista, Antonio João, Bodoquena e Bandeirantes. A programação contará com palestras com foco no direito de todos à educação. A primeira conferência será ministrada pelo secretário executivo de Educação de Corumbá, professor Hélio de Lima, que abordará o tema "Conviver, reconhecer e valorizar as diferenças", logo após a solenidade de abertura.

No dia 5, os trabalhos começam às 7h30 e o tema em questão será "Dificuldade de aprendizagem: diagnóstico, tratamento e prática pedagógica", com o professor Luciano Ferraz Servantes, da UCDB; no dia 6, pela manhã, das 7h30 às 11h30, "O Atendimento Educacional Especializado no Contexto Escolar", e das 13h30 às 17h30, "Transtornos Globais do Desenvolvimento: desafios e possibilidades", a cargo da professora Tânia Filiú de Souza, coordenadora dos Núcleos de Altas Habilidades/Superdotação e Transtornos Globais do Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande.

No dia 7, durante todo o dia, a partir das 7 horas, a programação prevê palestra sobre "Diversidade dentro da diversidade: à pluralidade humana", com o professor Sérgio Teodoro de Souza Filho e a professora Natália Eberhardt Ziolkowski, sociólogos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Para o dia 8, para os representantes dos municípios de abrangência, no período das 7h30 às 8h30, "Relatos de Experiências – O Atendimento Educacional Especializado na Rede Municipal de Ensino de Corumbá"; das 8h30 às 9 horas, "Relatos de Experiências do Centro Multiprofissional de Apoio ao Desenvolvimento Infanto Juvenil", e das 9h às 11 horas, visita à sala de Atendimento Educacional Especializado da Escola Municipal Luiz Feitosa Rodrigues.

Esse programa tem como meta a garantia de uma educação de qualidade aos alunos com necessidades educacionais especiais, na rede regular de ensino, por meio da capacitação dos profissionais da Educação para uma intervenção competente que favoreça os princípios da educação inclusiva.

Skip to content