Comitê Binacional vai atuar no combate à dengue na fronteira

A exemplo do que já ocorre em relação à raiva animal, as prefeituras de Corumbá, Puerto Suarez e Puerto Quijarro – as duas últimas na Bolívia – estão definindo a implantação de um Comitê Binacional de Combate a Endemias. O assunto foi tratado nesta semana durante reunião na cidade boliviana e, neste primeiro momento, está programado um trabalho integrado e articulado de prevenção e combate à dengue, como parte da mega operação desencadeada na terça-feira (5) em Corumbá, com o objetivo de evitar uma epidemia da doença na região.

A reunião foi no gabinete do prefeito de Puerto Suarez, Roberto Vargas, com a presença do secretário executivo de Saúde Pública da Prefeitura de Corumbá, Lauther da Silva Serra, da gerente de Vigilância em Saúde, Viviane Ametlla, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gumercindo Sarapião Tony de Carvalho, além de Fábio Vargas e Patrícia Gonçales, do setor de Saúde da Bolívia. Lauther informou que o encontro foi bastante produtivo, principalmente pela definição da participação de Puerto Suarez e Quijarro na mega operação de combate à dengue, "necessária para podermos realizar um trabalho conjunto na região de fronteira".

Conforme Lauther, a Secretaria Executiva de Saúde Pública vai capacitar 80 pessoas na cidade boliviana, que podem ser alunos da rede pública local ou militares, para auxiliar os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Corumbá nas ações de prevenção e combate à dengue, inclusive no Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).

Viviane Ametlla adiantou que a capacitação em Puerto Suarez deve ocorrer já no próximo dia 15. "Um dia depois iniciaremos o LIRAa com participação de 40 agentes de endemias do CCZ e 80 bolivianos", informou, lembrando que cada agente terá a companhia de dois estudantes ou militares bolivianos. O levantamento será seguido de um grande mutirão de limpeza na cidade para eliminação de focos e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Já em Quijarro, a capacitação está programada para o dia 22. "Vamos seguir o mesmo cronograma. Todas as pessoas capacitadas vão acompanhar os nossos agentes no levantamento, para em seguida, realizarmos mutirão de limpeza também em Puerto Quijarro", observou Viviane.

Skip to content