Uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva de Assistência Social, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Corumbá está resultando na formatura de mais uma turma dos cursos de geração de renda. Desta vez, são 15 alunas das áreas urbana e rural da cidade que completam a capacitação em Aproveitamento de Alimentos, que termina às 12 horas desta terça-feira.
Na última sexta-feira (22), a formatura foi do curso de Artesanato em Palha de Milho. A exposição dos materiais confeccionados durante as 40 horas/aula, ministradas pela educadora Izabel Sandin, ocorreu na sede do Sindicato Rural. "Foi uma capacitação excelente. Aprendemos várias técnicas novas que podem ajudar no orçamento agora no fim do ano", disse a aluna Rosemara de Oliveira, integrante da Associação de Mulheres Artesãs de Corumbá (Amac) e moradora do bairro Centro América. "Hoje a associação tem 10 membros, sendo que metade fez o curso", completou.
A intenção agora, segundo a artesã, é concentrar os trabalhos na produção de arranjos de flores e outros enfeites natalinos. "São itens que enfeitam as ceias de fim de ano e que costumam ter muita saída", explicou Rosemara. De acordo com a coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS Rural), Rosemeire Esteves dos Santos, a geração de renda é o principal objetivo das capacitações. "Estes cursos acontecem deste março e vários deles foram realizados com diferentes públicos, da zona rural à urbana. Só neste ano já foram mais de 26 capacitações", disse.