Fórum sobre Educação de Jovens e Adultos termina nesta sexta

Termina na noite desta sexta-feira (8) em Corumbá o II Fórum da Educação de Jovens e Adultos, com palestra do juiz de Direito da 2ª Vara Criminal de Corumbá, Roberto Ferreira Filho, seguida de exposição e apresentação de pesquisas sobre os temas Saúde, Turismo e Meio Ambiente. O evento começou na noite de quinta-feira na Escola Municipal Fernando de Barros, responsável pela realização juntamente com as escolas municipais Barão do Rio Branco e Delcídio do Amaral, e com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva de Educação.

Com uma gama de temas bastante abrangente, envolvendo Cidadania, Educação, Saúde, Cultura, Meio Ambiente e Turismo, o fórum foi iniciado com uma palestra sobre o tema principal do debate, proferida pelo próprio secretário executivo Hélio de Lima. Outro assunto discutido na primeira noite foi Comunicação, tendo como palestrante a jornalista Rosana Nunes. Na mesma ocasião, ocorreram as exposições e apresentação das pesquisas feitas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com os temas Educação, Cidadania e Cultura.

Pesquisas

Para este ano, os organizadores do fórum definiram seis temas para pesquisas dos alunos da EJA: Integração das Comunidades da EJA do Assentamento Paiolzinho e Fernando de Barros; Cidadania – Ética, Deveres e Direitos do Cidadão; Patrimônio Material e Imaterial; Saúde – DST's e Gravidez na Adolescência; Pontos Turísticos; e Meio Ambiente – Rio Paraguai, Queimadas e Áreas de Risco.

Além dos alunos da EJA, o Fórum da Educação de Jovens e Adultos é voltado a toda a comunidade. A iniciativa buscou desenvolver no aluno a consciência crítica para que seja cumpridor de seus deveres e que exija seus direitos; para saber o que é cidadania, valorização das escolas, do ensino, da aprendizagem, dos alunos e dos professores da EJA e sua importância, além de propiciar momentos para discutir saúde, turismo, cultura e meio ambiente.

Skip to content