Uma passeata pelas principais ruas de Corumbá marca o Dia Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado nesta quarta-feira (6), com o propósito de alertar a população para a necessidade de dar mais atenção a essa faixa etária. A concentração está prevista para as 16 horas em frente ao Ginásio Poliesportivo, na Rua Porto Carreiro, e a coordenação é do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (PAIR), com o apoio da Prefeitura Municipal.
A mobilização reúne entidades ligadas à garantia de direitos, escolas e secretarias municipais. Durante o percurso, serão entregues aos moradores folders com informações sobre os principais crimes cometidos contra crianças e adolescentes, bem como sobre as formas de preveni-los. A passeata termina no Porto Geral.
O Dia Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes foi instituído por meio da Lei Estadual nº. 1.799, de 17 de dezembro de 1997. A data é reservada à realização de eventos e atividades educativas, de mobilização e sensibilização da sociedade sobre a importância de se prevenir e denunciar as incidências de abuso e exploração sexual nos municípios.
Conforme dados da Polícia Federal, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial da venda de imagens de crianças e adolescentes pela Internet. Nos últimos cinco anos, esse crime movimentou cerca de 10 bilhões de dólares em todo o mundo, além de alimentar o tráfico de crianças, pois são inúmeras as denúncias de desaparecimentos.