Seminário promove interação e troca sobre Educação Inclusiva

Com foco no direito de todos à educação, Corumbá protagonizou na noite desta segunda-feira (4) a abertura do 5º Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, que se estende durante toda a semana e reúne representantes de 13 municípios de Mato Grosso do Sul na busca pela reflexão sobre a valorização das diferenças. Realizado no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva de Educação, ligada à Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, o encontro reúne professores das redes municipais de ensino, instituições que trabalham com alunos com necessidades especiais, além de acadêmicos.

Ainda na solenidade de abertura, o secretário executivo de Educação, Hélio de Lima, proferiu palestra sobre o tema "Conviver, reconhecer e valorizar as diferenças". "É um momento para trabalharmos a questão de como conviver com as diferenças. É um evento importante para discutirmos como valorizar e tratar da melhor forma possível as pessoas com necessidades especiais. Esta é a política adotada pela área de educação da Administração municipal, um compromisso de valorizar os não iguais e iguais ao mesmo tempo, pois, independentemente das diferenças, é preciso haver convivência saudável", disse.

Com a participação de profissionais de outras cidades, o evento atinge o objetivo de incluir redes de diferentes municípios na busca pela interação e troca de conhecimento. "A minha escola está se preparando para ter uma sala multiuso e atender alunos com necessidades especiais. Por isso, quero receber informações e trocar experiências com outras instituições para aplicá-las na rotina da escola", comentou a professora Eliane Riso da Silva, de Bodoquena. "Trabalhamos com alunos de aldeias indígenas e queremos aprender mais sobre a educação inclusiva para multiplicar entre os nossos educadores", ressaltou Márcia Cabreira Lopes, coordenadora de Educação Especial de Aquidauana.

Prosseguindo até sexta-feira (8), o evento busca proporcionar a sensibilização dos profissionais da educação e demais setores sociais para o atendimento à diversidade, além de promover ações que viabilizem reflexões sobre a proposta de educação inclusiva. Além de Corumbá, cidade-polo, o evento conta com as participações de Aquidauana, Douradina, Porto Murtinho, Miranda, Ladário, Bonito, Guia Lopes da Laguna, Caracol, Bela Vista, Antonio João, Bodoquena e Bandeirantes.

Seguindo a programação, durante toda esta terça-feira ocorre a palestra "Dificuldade de aprendizagem: diagnóstico, tratamento e prática pedagógica", com o professor Luciano Ferraz Servantes, da UCDB. No dia 6, pela manhã, das 7h30 às 11h30, "O Atendimento Educacional Especializado no Contexto Escolar", e das 13h30 às 17h30, "Transtornos Globais do Desenvolvimento: desafios e possibilidades", a cargo da professora Tânia Filiú de Souza, coordenadora dos Núcleos de Altas Habilidades/Superdotação e Transtornos Globais do Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande.

No dia 7, durante todo o dia, a partir das 7 horas, a programação prevê palestra sobre "Diversidade dentro da diversidade: à pluralidade humana", com o professor Sérgio Teodoro de Souza Filho e a professora Natália Eberhardt Ziolkowski, sociólogos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Para o dia 8, para os representantes dos municípios de abrangência, no período das 7h30 às 8h30, "Relatos de Experiências – O Atendimento Educacional Especializado na Rede Municipal de Ensino de Corumbá"; das 8h30 às 9 horas, "Relatos de Experiências do Centro Multiprofissional de Apoio ao Desenvolvimento Infanto Juvenil", e das 9h às 11 horas, visita à sala de Atendimento Educacional Especializado da Escola Municipal Luiz Feitosa Rodrigues.

Skip to content