Corumbá prega união de toda a fronteira para combater a dengue

A Prefeitura de Corumbá programou para esta sexta-feira (25) uma série de ações para marcar o Dia D de Combate à Dengue. A iniciativa ocorre das 7h às 12 horas, no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató, reunindo também representantes de Ladário, das cidades bolivianas vizinhas, como Puerto Quijarro e Puerto Suarez. Com o tema "Envolvendo nações no combate a dengue – Atitudes e hábitos para desenvolver ações", o setor de saúde pública do Município quer fazer com que a população da região tome ciência, por meio da educação, dos cuidados a serem tomados, principalmente mantendo imóveis limpos para evitar a doença.

As atividades do Dia D são coordenadas pela Secretaria Executiva de Saúde Pública e envolvem diversos parceiros. Para o secretário Lauther da Silva Serra, a iniciativa desenvolvida pela equipe da Prefeitura, já em andamento há algum tempo, pode se tornar referência e combate à dengue. Entre as ações está a I Gincana Municipal de Combate a Dengue "Envolvendo nações no combate a dengue", com a finalidade de estimular e despertar o interesse dos alunos e da população, de uma maneira participativa e envolvente, em manter os seus quintais limpos e impróprios à procriação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

O resultado da gincana será conhecido já nesta sexta-feira, durante a programação elaborada para a realização do Dia D. Além de procurar despertar a consciência dos estudantes para serem facilitadores em suas casas, utilizando a prevenção como foco principal no combate à doença, a Prefeitura busca motivar e estimular a população para obtenção de resultados promissores, bem como estimular a integração entre a população corumbaense, ladarense e boliviana, pregando a conscientização para ações preventivas, bem como de combate à dengue.

Os trabalhos dos estudantes serão apresentados durante as atividades do Dia D, em um stand, com premiação para os três primeiros colocados. Segundo a bióloga sanitarista Grace Bastos, chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a gincana surgiu da necessidade de se evitar a proliferação do Aedes aegypti e suas consequências desastrosas, no sentido de conscientizar a população para a prevenção e, ao mesmo tempo, trabalhar nesse sentido com as escolas corumbaenses. "O projeto envolvendo nações tem o intuito de estimular mudanças de hábitos e atitudes da comunidade, demonstrando que o combate a dengue de todos", explicou.

Para o Dia D, uma intensa programação será desenvolvida no Centro Popular, voltada à prevenção e combate à doença, no sentido de se evitar epidemia na cidade e na região. A iniciativa é uma continuação da mega operação que a Prefeitura desencadeou em outubro deste ano, com a participação de inúmeros parceiros, entre eles o Ministério Público Federal, Prefeitura Municipal de Ladário, Comitê Municipal da Dengue, Exercito Brasileiro e Marinha do Brasil, Embrapa Pantanal, Anvisa, PrevFogo, UNIPAV, AGESA, Votorantim, Andorinhas Cargas, Sanesul, Pesqueiro da Odila, Prefeituras da Província de German Bush (Bolívia), Comando Naval de Puerto Quijarro.

Skip to content