Festival encerra atividades do programa Geração Olímpica em 2010

O primeiro Festival Geração Olímpica reuniu cerca de 400 crianças e adolescentes entre sete e 17 anos, todos alunos da rede pública de ensino de Corumbá. A ação encerrou a programação do projeto em 2010. As competições começaram na sexta-feira (26), na quadra do Colégio Santa Teresa, onde foram realizados os jogos de basquete e handebol. No sábado (27), a piscina do Sesi e o Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató receberam os alunos beneficiados pelo projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Esportes (Funec).

Neste domingo, (28), o festival foi encerrado na quadra do Corumbaense Futebol Clube, com a disputa do tênis. Foram disputadas três categorias: A, com adolescentes já com mais experiência, em quadra oficial e com bolas duras; B, onde foi utilizada uma mini-quadra de tênis, com bolas especiais, as chamadas SOFTs; e a terceira categoria, batizada de Batida Livre, onde os jovens bateram bola SOTFs em uma quadra sem marcação, e com uma pontuação diferenciada.

Na categoria A, os dois finalistas foram o Alan (campeão) e o Jonatham (vice), ambos integrantes do Projovem do CRAS 2. Na Categoria B, o campeão foi Kleber, aluno da Escola Municipal Cyríaco de Toledo. O vice-campeão foi Jair Victor, também estudante do Cyríaco. Mas todos os participantes das competições receberam certificados. Mais do que promover a competição saudável entre os jovens, o objetivo da Prefeitura foi possibilitar a socialização e a confraternização entre os estudantes.

"Neste ano, atendemos ainda mais crianças. Tivemos como novidade a realização das modalidades de basquete e futsal. Para o ano que vem, estamos estudando a inclusão das artes marciais", avaliou o diretor-presidente da Funec, Heliney de Miranda Júnior. Conforme ele, o Geração Olímpica cumpre um dos papeis mais importantes do esporte na sociedade, que é a inclusão social com a formação da cidadania nos jovens do município.

O projeto também tem ajudado a relevar talentos para o esporte local. "Além do auxílio na formação das nossas crianças e jovens, enquanto homens e mulheres de bem, pessoas com princípios e cidadania plena, temos a vertente da descoberta e formação de talentos esportivos, que levam o nome de nossa cidade aos mais importantes campeonatos do pais e que acabam servindo de espelho e exemplo aos outros jovens que também sonham com um futuro promissor dentro do esporte", completou Miranda.

Skip to content