Gincana vai envolver alunos nas ações de prevenção à dengue

A Prefeitura de Corumbá vai realizar uma gincana entre alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) com foco na prevenção à dengue. A atividade faz parte das ações que antecedem o Dia D de combate à doença, marcado para o dia 26 deste mês, como forma de estimular a população a se engajar cada vez mais na mega operação desenvolvida em toda a área urbana do município. A competição será desenvolvida em parceria entre as Secretarias Executivas de Saúde Pública e de Educação, envolvendo trabalhos lúdicos e criativos no combate à dengue em cada comunidade, rua, associação ou entidades.

A gincana começa já na segunda-feira (8) e vai até o dia 24. Cada escola pode participar com uma equipe e os temas para desenvolvimento dos trabalhos são: Uso adequado de A2 (reservatório ao nível de solo); Destino adequado de pneumáticos inservíveis; Descarte adequado de D2 (Lixo); e Terrenos Baldios e Imóveis fechados e abandonados. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (5), no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município, localizado na Rua João B. Couto, sem número, no bairro Guanã II. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3233-2783.

A bióloga sanitarista Grace Bastos, chefe do órgão, informa que a gincana será importante para fazer com que a população, em especial os estudantes, amplie seus conhecimentos, por meio de trabalhos educativos, sobre as medidas e cuidados que favorecem a saúde e como evitar a doença. Ela adianta que, por meio da ação, serão formados Alunos Agentes Mirins no Combate a Dengue. "Estamos incentivando o aluno corumbaense a trabalhar temas importantes para prevenir e combater a dengue na própria casa e no bairro em que reside, de forma irreverente e, ao mesmo tempo, fazendo com que a escola fique atenta ao Índice de Infestação Predial da sua área", diz.

Ainda conforme a bióloga, a Prefeitura está fomentando também os alunos de Ladário e cidades bolivianas a aderirem ao projeto, "tornando-se agentes mirins binacionais no combate a dengue". Os trabalhos deverão ser entregues até o dia 24 para serem avaliados por uma comissão julgadora no Dia D de combate à dengue, durante ação no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató. Os três melhores trabalhos serão premiados, sendo um troféu definitivo e um transitório, certificado de participação e um dia de lazer no balneário Pesqueiro da Odila à equipe primeira colocada. Segundo e terceiro colocados serão premiados com troféus e certificados de participação.

O projeto está sendo oferecido para Ladário e as cidades bolivianas de Puerto Quijarro, Arroyo Concepcion e Puerto Suarez, caso desejem realizar atividades do Dia D. A gincana integra o cronograma da mega operação de prevenção e combate à dengue na região, que está sendo desenvolvida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Ações Sociais/Secretaria Executiva de Saúde Pública, fruto de uma grande parceria envolvendo as gerencias de Vigilância em Saúde e Atenção Básica; Centro de Controle de Zoonoses; Coordenação Municipal de Controle de Vetores, Coordenação das Estratégias de Saúde da Família; Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica;

E ainda as Secretarias Executivas de Educação e Meio Ambiente; Fundação de Cultura e Turismo; Conselhos Municipais de Saúde, de Educação e do Meio Ambiente; Comitê Municipal da Dengue; Ministério Público Federal; Promotoria do Meio Ambiente; Exercito Brasileiro; Marinha do Brasil; Guarda Municipal; Embrapa/CPAP; Anvisa; Pesqueiro da Odila; Previ fogo; UNIPAV; AGESA; Votorantim; Andorinhas Cargas; Sanesul; Prefeitura Municipal de Ladário; Comando Naval de Puerto Quijaro e prefeituras da província de German Bush.

Skip to content