Prefeitura intensifica os trabalhos para estruturar Carnaval 2011

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, está intensificando os trabalhos para preparar o Carnaval de 2011. A partir de pesquisas, avaliações, reuniões e capacitações, a expectativa é que a Folia de Momo do próximo ano seja ainda mais estruturada do que a de 2010. O planejamento antecipado e as ações voltadas à profissionalização dos que fazem o evento integram a política do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) de investimento para a valorização da festa mais popular da Capital do Pantanal.

Faltando pouco menos de três meses para o Carnaval, o assunto já começa a se tornar rotina na vida dos corumbaenses e das escolas de samba da cidade. Desde o primeiro domingo de novembro (7), as atrações do Pôr do Som são as baterias das agremiações de Corumbá. Já se apresentaram Unidos da Vila Mamona, Acadêmicos da Nova Corumbá, Unidos da Major Gama e, no próximo domingo (28), será a vez da Caprichosos de Corumbá. Ainda estão previstos os shows da Marquês da Sapucaí, Acadêmicos do Pantanal, A Pesada, Império do Morro e Imperatriz Corumbaense.

No último fim de semana, compositores e intérpretes de samba enredo de Corumbá e de Campo Grande tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto as experiências de sambistas de duas importantes escolas de samba do Rio de janeiro. Com apoio da Prefeitura Municipal, a escola de Samba Caprichosos realizou o II Encontro de Compositores e Intérpretes de Samba Enredo, que trouxe o compositor carioca Samir Trindade, da Beija Flor de Nilópolis, e o intérprete da Imperatriz Leopoldinense, Sebastião Bandelak, da Nino Samba Show.

Profissionalização

Com cursos de capacitação para aqueles que abrilhantam o Carnaval corumbaense, a Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal trabalha para cada vez mais profissionalizar a festa. Desde o último dia 16, estão sendo oferecidos cursos sobre alguns dos quesitos avaliados pelos jurados durante os desfiles das escolas de samba. Na Oficina de Dança do Pantanal, por exemplo, são oferecidas cursos de Passista e para Mestre Sala e Porta Bandeira. Os instrutores desses cursos são Plínio Silva Santos e Janaína Miranda Paulo. O casal desfilará pela escola Mocidade Unida de Santa Marta em 2011.

No Ginásio Poliesportivo, acontecem as aulas de percussão. São duas turmas divididas por períodos, uma às 15 horas e outra às 18h30. Ao todo, participam das capacitações 64 alunos. O encerramento do curso será no próximo dia 2.

Após reunião envolvendo todos os presidentes das agremiações e a Liga das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), ocorrida no fim de outubro, já ficaram definidas as datas de entrega dos sambas-enredo para a Superintendência de Turismo. As escolas devem entregar até o dia 17 de dezembro uma cópia do samba para a confecção do CD oficial do Carnaval 2011 e também o calendário de ensaios das baterias.

Para o secretário de Relações Institucionais da Prefeitura e diretor-presidente da Fundação, Carlos Porto, as ações visam divulgar o maior carnaval da região Centro-Oeste. "Os trabalhos começaram já em março deste ano. Fizemos avaliações internas e pesquisas. Toda essa estratégia faz parte da política do prefeito Ruiter de valorização e, principalmente, divulgação do Carnaval corumbaense", comentou.

Skip to content