A Prefeitura de Corumbá já iniciou um trabalho que visa à construção de mais 666 unidades habitacionais na cidade, no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (8) pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), durante a inauguração do Residencial Boulevard Parque Pantanal, com de 56 apartamentos distribuídos em sete blocos, o primeiro empreendimento do programa entregue em Mato Grosso do Sul, totalmente concluído e com total infraestrutura.
Na ocasião, Ruiter exaltou o programa lançado em 2009 pelo Governo Lula e o estabelecimento de parcerias entre o Poder Público e a iniciativa privada que já estão contribuindo para a redução do déficit habitacional local, que atinge não só famílias consideradas carentes, mas também outras classes sociais. Ele revelou que até o início de 2011 será iniciada a construção de mais unidades habitacionais, 336 em uma primeira etapa, e 330 na segunda, para atender famílias com renda de até três salários mínimos.
"O programa Minha Casa, Minha Vida veio para contemplar todas as camadas sociais e atender os anseios da população. Quando foi lançado, o Governo Federal mostrou que, por meio desse envolvimento, é possível a construção de empreendimentos como este, realizando o sonho da casa própria para muitas famílias, uma conquista que está se materializando em Corumbá. Muitos outros virão", prenunciou.
Atualmente, Corumbá está sendo atendida com 1.250 novas moradias, 800 por meio do PAC Casa Nova (Programa de Aceleração do Crescimento); 112 pelo PAC-FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social), e outras 338 casas do Programa Pró-Moradia. Além disso, a Prefeitura doou 135 lotes que vão possibilitar construção de casas para famílias cadastradas pelo Movimento Nacional de Luta Pela Moradia (MNLM), residentes na região do Loteamento Pantanal.
Ruiter elogiou a Caixa Econômica Federal, na pessoa do superintendente estadual Paulo Antunes Siqueira, que tem "demonstrado sensibilidade" em relação às obras para Corumbá, principalmente no que se refere à aprovação de projetos, e também a Construtora Cobravi, definindo-a como "ousada". Conforme o prefeito, a concretização dessa parceria está resultando em muitas novas moradias, "uma conquista que precisa do apoio de todos, principalmente do Governo Federal, que tem se mostrado sensível às demandas de Corumbá".
Fim do aluguel
Por outro lado, Paulo Antunes elogiou as ações em parcerias desenvolvidas por Corumbá. Ele enalteceu a realização do programa Minha Casa, Minha Vida, defendendo-a como fundamental para as famílias, principalmente de baixa renda, realizar o sonho da casa própria e se livrar do aluguel.
O superintendente citou como exemplo o residencial entregue nesta segunda-feira, cujo valor do apartamento é de R$ 50 mil, financiados pela Caixa por até 20 anos, com prestações de cerca de R$ 300. "É melhor do que pagar o aluguel", ressaltou, afirmando que, ao contrário do aluguel, que sempre sobe, a prestação da casa própria é reduzida com o passar dos anos, devido ao mecanismo do programa que a torna decrescente.
Tendo feito questão de participar da inauguração, Paulo Antunes lembrou que a Cobravi está na cidade há muitos anos porque "acredita em Corumbá". Por fim, ele observou que o prefeito Ruiter e sua equipe que sempre "têm prioridade na Superintendência de atendimento", principalmente por trabalhar com projetos importantes para o desenvolvimento da cidade.