Semana do Marinheiro será aberta amanhã na região pantaneira

O 6° Distrito Naval da Marinha do Brasil abre amanhã (03), sexta-feira, as comemorações do Dia do Marinheiro, celebrado em 13 de dezembro, uma homenagem ao nascimento de Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, Herói Nacional e Patrono da Marinha do Brasil. A programação oficial foi entregue no final da manhã de hoje (02) ao prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), pelo contra-almirante Domingos Sávio Almeida Nogueira, comandante da instituição militar, que estava acompanhado do prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria (PT).

A programação é extensa e reforça ainda mais a parceria existente entre a Marinha do Brasil com as prefeituras de Corumbá e Ladário, cidade sede do 6° Distrito Naval. A abertura será nesta sexta-feira, às 20 horas, com o II Encontro Regional com a Imprensa, e premiação dos vencedores da "Gincana de Artes" promovida pela instituição, no Hotel de Trânsito da Marinha. Antes, durante todo o dia, das 08 às 16 horas, acontece a "Gincana das Artes", no Complexo Naval de Ladário.

A data será celebrada também com o programa Ação Cidadania nas duas cidades pantaneiras. A primeira será sábado, dia 4, em Ladário, das 09 ás
17 horas, na Associação dos Militares da Reserva da Marinha, na rua Frei Liberato Ketteri, S/n, no bairro Alta Floresta II. No mesmo dia, às 17 horas, Missa de Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora Maria Auxiliadora, em Corumbá.

Já no domingo, a Ação Cidadania acontece na Santa Casa de Corumbá, das 09 às 17 horas, com entrada pela rua 7 de Setembro, entre a América e Colombo. As duas ações serão em parcerias com as prefeituras e permitem atendimento às comunidades mais carentes das duas cidades, com atendimento médico e odontológico e expedição de documentos.

Além disso, no decorrer da semana, estão previstas outras ações envolvendo marinheiros e servidores das duas prefeituras, com vista a realização de um trabalho de prevenção e combate a doenças endêmicas, com foco na dengue. Em Corumbá, as atividades acontecem dias 08 e 09.

Durante a semana estão previstas também exposições de equipamentos; apresentações da Banda de Música de Fuzileiros Navais; campanha de doação de sangue "Militar-Cidadão"; simulação de operação de guerra no pantanal, com navios, helicópteros, forças especiais e paraquedistas; e desfile naval de navios no Porto Geral de Corumbá; regata da canoinha, entre outras.

Para o dia 13 de dezembro, Dia do Marinheiro, está programa uma cerimônia militar às 09 horas, com imposição de Medalha do Mérito Tamandaré e entrega de prêmios da Operação Cisne Branco, no Pórtico do Comando do 6º Distrito Naval. Já à noite, ás 20 horas, sessão solene na Câmara de Corumbá, em homenagem à Marinha do Brasil.

Skip to content