Começa na próxima segunda-feira (06), a capacitação de 60 pessoas que vão atuar diretamente nas duas unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que a Prefeitura de Corumbá recebeu do Governo Federal. As duas ambulâncias já estão na cidade e o curso será fundamental para que os serviços possam ser colocados em prática na região, melhorando a qualidade de vida da população, possibilitando transporte rápido, adequado, inclusive com comunicação, agilizando o atendimento na unidade para onde o paciente será encaminhado.
O curso será realizado durante toda a semana, com aulas teóricas no período matutino, na Associação Médica de Corumbá, e prática, no vespertino, no Corpo de Bombeiros. As aulas serão ministradas por dois enfermeiros do Ministério da Saúde, com experiências no serviço, e dois militares do Corpo de Bombeiros de Campo Grande,num total de 20 horas/aula, além simulados em vias públicas, que acontecerá na sexta-feira, no encerramento das atividades.
A capacitação está sendo organizada pela Secretaria Executiva de Saúde da Prefeitura de Corumbá, ligada à pasta de Assistência Social, e terá participação de 60 pessoas, divididas em duas turmas de 30 cada. "Vão participar os técnicos de enfermagem, motoristas de ambulâncias e militares do Corpo de Bombeiro de Corumbá, para onde será destinada uma das ambulâncias do Samu", explicou a enfermeira Tatiana da Silva Santos Matos, coordenadora do projeto Samu no município, ligada à Gerência de Atenção em Saúde da secretaria.
Conforme ela, foram disponibilizadas 12 vagas para o Corpo de Bombeiros e 10 para profissionais do setor de saúde de Ladário. Explica que a capacitação é necessária para colocar em prática o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. "É uma exigência do Ministério. Todas as pessoas que vão trabalhar no Samu, devem ter total conhecimento dos procedimentos necessários", comentou.
Ela lembra que Corumbá vai receber outras duas ambulâncias, dotadas de equipamentos, e que, para colocá-las em funcionamento, nova capacitação deverá acontecer, desta vez tendo como público alvo, a classe médica. Com relação às duas que já estão na cidade, vão ficar provisoriamente no Corpo de Bombeiros. "A Prefeitura já está construindo uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas no bairro Guatós. Quando estiver concluída, uma das ambulâncias será deslocada para lá e a outra ficará no Bombeiros", explicou.