Vale é parceira da Prefeitura no programa Minha Casa Minha Vida

Parceria estabelecida em fevereiro deste ano entre a Prefeitura Municipal e a Fundação Vale está sendo importante para construção de mais casas em Corumbá. Nesta quarta-feira (29), o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) assina contrato com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 11.896.045,14, para edificação de 260 novas moradias na cidade, por meio do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, e a empresa mineradora, a título de subsídio, está liberando R$ 1,8 milhão que serão aplicados em obras de infraestrutura e saneamento, como asfalto e rede coletora e ligações domiciliares de esgoto.

As unidades habitacionais, importantes para redução do déficit habitacional na cidade, integram o projeto Corumbella II e serão implantadas em quatro quadras no bairro Guatós, adquiridas pela Prefeitura Municipal, que é responsável ainda pela rede de energia elétrica. Além disso, o município entrou também com uma série de benefícios a partir da Lei Municipal nº. 2.097/2009, de 29 de julho de 2009, criada pelo prefeito Ruiter Cunha, que concede incentivos fiscais aos construtores que realizarem empreendimentos vinculados ao Minha Casa Minha Vida.

A parceria entre a Prefeitura e a Fundação Vale foi estabelecida em fevereiro, por meio de um protocolo de intenções assinado pelo prefeito Ruiter Cunha; Silvio Vaz, presidente da Fundação, e Azemar Sepúlveda Neto, gerente geral da Vale – Complexo Corumbá. O documento prevê também outras intervenções, objetivando o desenvolvimento econômico e social do município, e vai atender também a cidade de Ladário, que receberá valores semelhantes.

Na oportunidade ficou estabelecido que os investimentos no setor habitacional visam atender as camadas mais baixas da população dos dois municípios pantaneiros e fazem parte da política adotada pela empresa mineradora, no sentido de criar políticas e ações capazes de melhorar a qualidade de vida da população. Silvio Vaz informou na ocasião que a parceria será a longo prazo e, neste primeiro ano, os investimentos serão no setor habitacional, por meio de um "alinhamento com os programas do Governo Federal". A Vale já é parceira da Caixa Econômica Federal, através de financiamento de 100% de móveis destinados aos funcionários, quando o praticado é de até 80%, que também deverão ser inseridos na parceria estabelecida com o município.

Skip to content