A Secretaria de Saúde de Corumbá lançou nesta quarta-feira (23) o Protocolo de Ações na Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno para as Unidades Básicas de Saúde da Rede Amamenta Brasil. O plano de trabalho trata do acompanhamento da criança, ainda antes do nascimento, com ênfase no recém nascido, e do incentivo ao aleitamento materno nos seis primeiros meses de vida.
"Médicos, enfermeiros, assistentes sociais e integrantes do Comitê de Combate a Mortalidade Infantil participaram do lançamento. Este protocolo oferece a estes profissionais instrumentos para que possam orientar o desenvolvimento e o acompanhamento das criança, desde o ventre da mãe até os dois anos de idade, sempre com foco no aleitamento", comentou o secretário de Saúde, Lauther da Silva Serra.
"Neste protocolo está descrito desde o acolhimento da gestante, quanto ao recém nascido, passando também pelos os benefícios do aleitamento, as orientações desde o pré-natal ao puerperios", complementou a enfermeira Alessandra Charelli Panes de Oliveira, coordenadora dos programas de saúde da secretaria.
O plano também trabalha as dificuldades da amamentação como escoriações, fissuras e mastites, problemas comuns durante o aleitamento. "Ele ensina como fazer com relação ao choro da criança, os bicos e chupetas, a lactação, a introdução de outros alimentos. As leis de proteção a nutriz e termina com o fluxograma de atendimento da mão", reforçou Alessandra.
O Protocolo de Ações foi apresentado pelo o médico obstetra José Edmar Baltar, coordenador da Rede Amamenta no município, e pela psicóloga da Triagem Neonatal da Secretaria de Saúde, Nides Marcon. Corumbá foi a primeira cidade do País credenciada na Rede Amamenta Brasil, programa do Ministério da Saúde voltado à prática do aleitamento materno.
As Unidades de Saúde Doutor Breno de Medeiros, Dom Bosco, Doutor Gastão de Oliveira, Nova Corumbá, Doutor Humberto Pereira, Doutor Enio Cunha, Aeroporto, Beira Rio, São Bartolomeu, Taquaral e os 16 tutores formados no município receberam a certificação no dia 17 de novembro do ano passado, durante solenidade realizada no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez.