Servidores da Reme iniciam participação na Formação Continuada

O corpo docente e os servidores administrativos das escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá começaram a participar nesta terça-feira (1º) da Formação Continuada. O encontro é realizado ao mesmo tempo em todas as escolas municipais, tendo prosseguimento na quinta-feira (3). Durante o período, os servidores das unidades escolares discutirão as ações que vão nortear o ano letivo de 2011, que começa no próximo dia 4.

As capacitações ocorrem nas próprias unidades de ensino, nos três turnos (matutino, vespertino e noturno), e reúnem professores, diretores, coordenadores e funcionários administrativos. A formação continuada é uma das ferramentas utilizadas pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, para garantir a qualidade da aprendizagem dos 18 mil alunos que estudam nas séries iniciais, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para incentivar os profissionais a buscar o trabalho em equipe e a preparação antecipada dos conteúdos, a formação continuada desta semana começa com o artigo "A arte da improvisação", escrito pelo economista Claudio de Moura Castro e publicado na revista Veja no dia 12 deste mês. O texto trata da relação do planejamento com o processo de aprendizagem. "Planejando, o professor pesquisa mais, não fica preso somente ao livro didático e procura mais alternativas para repassar o conteúdo aos alunos", observou o secretário municipal de Educação, Hélio de Lima.

Nesta terça-feira, a formação começou com dinâmicas e apresentações dos servidores, com o objetivo de fortalecer a integração, marcando o compromisso do trabalho em equipe. Em seguida, estão sendo debatidos os regimentos internos de cada escola, o projeto político-pedagógico, o calendário escolar e programas desenvolvidos em parceria com o Governo Federal e instituições, como o "Se Liga" e o "Acelera". Na quinta-feira, o foco será no trabalho pedagógico, envolvendo as matrizes e diretrizes curriculares, coletânea pedagógica, plano de aula e apresentação das estatísticas do ano passado.

Ideb

Uma das metas da Secretaria Municipal de Educação para 2011 é a preparação dos alunos para a Provinha Brasil, sendo que o resultado deste ano vai compor um dos itens do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que será divulgado em 2012. O índice divulgado no ano passado mostrou que, nas séries finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries), a nota alcançada, 3,3, superou a meta estabelecida pelo Ministério da Educação para 2009, que era de 3,0, aproximando-se da meta de 2011, que é de 3,3.

Skip to content