Cidade Dom Bosco celebra Jubileu de Ouro neste fim de semana

No próximo dia 03 de abril, a Cidade Dom Bosco celebra o seu Jubileu de Ouro, completando 50 anos de criação e de uma trajetória de amor ao próximo e transformação de vidas por meio da educação em Corumbá. A instituição missionária, educacional e caritativa, fundada em 1961 pelo padre salesiano Ernesto Sassida, encerra as celebrações do jubileu, que já duram quase um ano, com missa, festejos e homenagens ao fundador, colaboradores e ex-alunos. As atividades ocorrem no próximo sábado e domingo (02 e 03).

A festa de encerramento do cinquentenário da Cidade de Dom Bosco prevê homenagens ao fundador da instituição missionária que já beneficiou mais de 25 mil pessoas por meio de educação básica e profissional. Padre Ernesto, que já dedicou 64 anos de sua vida em prol dos mais carentes de Corumbá, será o grande homenageado da festa, porém os beneficiados de sua missão serão os destaques da solenidade oficial, prevista para as 19 horas do dia 02, no anfiteatro Salomão Baruki.

O evento contará com a diplomação dos prefeitos eleitos para os três turnos da Cidade Dom Bosco, iniciativa que visa estimular nos jovens o sentimento de liderança e responsabilidade. As campanhas dos candidatos começaram no dia 02 de março e a eleição ocorrerá na próxima quarta-feira (30). O Coral dos Canarinhos de Dom Bosco fará uma apresentação especial cantando o hino da instituição e um vídeo vai mostrar a trajetória histórica da instituição fundada em 03 de abril de 1961, no então bairro Cidade Jardim e que hoje leva o nome do santo educador.

Para comemorar o meio século de existência da obra de padre Ernesto, delegações da Itália e do Paraná vêm a Corumbá conferir de perto o que é feito para transformar as vidas de milhares de jovens sul-mato-grossenses, custeado por doações de madrinhas e padrinhos na Europa. Estão previstas as visitas de autoridades civis e religiosas que vão conhecer os alunos do projeto Criança e Adolescente Feliz, firmar convênio com a Prefeitura Municipal e conhecer os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e o bairro Cravo Vermelho.

Como as atividades comemorativas visam homenagear também os beneficiados da obra social e colaboradores, o evento do próximo sábado vai diplomar as 110 pessoas que tiveram uma ação notável nestes 50 anos da Cidade Dom Bosco. Entre elas, ex-alunos notórios, autoridades civis, políticos, jornalistas, comerciantes, professores e todos que contribuíram para o bom andamento da instituição que iniciou seus trabalhos, em 1961, com apenas oito alunos e uma professora, e que, 50 anos depois, atende mais de 2 mil crianças, jovens e adolescentes por ano na escola e nos cursos profissionalizantes.

A programação prevê para o dia 03 de abril, domingo, alvorada festiva com a banda marcial Dom Bosco e missa na paróquia São João Bosco, com início previsto para as 9h30. Em seguida, haverá almoço no Centro Padre Ernesto de Promoção Humana Ambiental (CENPER). No dia 04, ocorre a assinatura do convênio entre a Prefeitura e o Centro de Inclusão Produtiva Missão Salesiana de Dom Bosco, que permitirá a ampliação do atendimento profissional a jovens e adolescentes. A expectativa é formar 1 mil trabalhadores por ano nos mais de 10 cursos que serão oferecidos por meio da parceria.

Skip to content