Comandantes militares recebem títulos de cidadãos corumbaenses

Solenidade realizada nesta quarta-feira (30) à noite, marcou a entrega de títulos de cidadãos corumbaenses aos comandantes do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Domingos Sávio Almeida Nogueira, e da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, General-de-Brigada Álvaro Gonçalves Wanderley. As comendas foram concedidas pela Câmara Municipal e o ato foi prestigiado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), que enalteceu a iniciativa dos vereadores em homenagear pessoas que exercem o comando de duas instituições militares sediadas na região pantaneira.

Para o chefe do executivo corumbaense, Domingos Sávio e Álvaro Wanderley, além de cumprirem suas funções institucionais, "desenvolvem um trabalho de alta relevância social em benefício da população". Ruiter elogiou a iniciativa da Câmara de Vereadores em conceder as comendas aos comandantes militares "que estão exercendo com muito brilho suas funções à frente do Distrito Naval e da Brigada. Eles se entregaram de fato não só pela região de Corumbá, mas também de Ladário", ressaltou Ruiter, desejando aos dois, sucessos em suas novas funções e que "são sempre bem vindos em nossa região".

O General-de-Brigada Álvaro Gonçalves Wanderley e o Contra-Almirante Domingos Sávio foram transferidos para o Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, respectivamente. Os dois deixam o comando da Brigada e do Distrito Naval nos dias 12 e 13 de abril e agradeceram o apoio recebido não só em Corumbá, mas também em Ladário. "Há regiões do Brasil que me identifico muito e há regiões que apenas me identifico. Aqui, me identifiquei muito. Encontrei qualidades e fui feliz. Saio triste porque estou deixando uma região que eu e minha família fomos felizes", salientou Álvaro Wanderley, destacando a natureza exuberante, a cultura corumbaense, "cidade que tem virtude e um povo hospitaleiro".

Domingos Sávio também enalteceu as virtudes pantaneiras e que estudou muito a região antes de assumir o comando em 2010. Destacou que a comenda é dividida com todos os integrantes "das nossas forças" e que em pouco mais de um ano, "jamais poderia supor que passaria por um momento como este. Hoje me sinto um doutor sobre Corumbá e vou propagar a importância dessa região onde estiver". Falou do propósito da Marinha em se dedicar ao desenvolvimento da região e que a instituição está também preparada para auxiliar a população ribeirinha neste período de cheia no Pantanal. "As Forças Armadas também é para isso", reforçou.

A comenda ao Contra-Almirante Domingos Sávio foi concedida pelo decreto legislativo nº 463/2010, e ao General-de-Brigada Álvaro Wanderley, pelo decreto legislativo nº 464/2010, por meio de indicação de todos os vereadores. Para o presidente da Câmara, Evander Vendramini Duran (PP), os títulos refletem a importância do trabalho desenvolvido pelos dois comandantes na região pantaneira, "que estiveram sempre presentes quando Corumbá precisou. São homenagens mais do que justa a duas pessoas que fazem parte de nossa vida, dois pantaneiros".

O vereador Marcos Martins (PT), discursou em nome da Câmara Municipal. Observou que os títulos foram outorgados em "reconhecimentos ao trabalho que desenvolveram na região", e que todos destacam o valor dos dois comandantes "que ultrapassaram seus deveres", como comandantes das instituições militares, e que "isto faz Corumbá ficar cada vez mais próxima das Forças Armadas".

A solenidade foi realizada no plenário da Câmara e contou com as presenças de inúmeras autoridades, entre elas o prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria; bispo diocesano Dom Segismundo Martinez Alvarez; comandante do Batalhão da Polícia Militar, major Waldir Acosta; secretários Daniel Martins Costa (Finanças e Administração) e Lamartine de Figueiredo Costa (Relações Institucionais); além de vereadores, militares e representantes de instituições de classe.

Skip to content