Continuam abertas as inscrições para cursos profissionalizantes

As inscrições para os cursos do Centro de Inclusão Produtiva Missão Salesiana de Dom Bosco permanecem abertas e podem ser feitas no próprio local, na Rua 13 de junho 2660, Bairro Dom Bosco. A meta da Prefeitura de Corumbá, a partir da viabilização desse convênio com a instituição, que possibilitou a ampliação do leque de atuação do antigo Centro Profissionalizante Dom Bosco, é capacitar cerca de mil trabalhadores por ano.

Os cursos serão oferecidos nos períodos matutino, vespertino e noturno. Poderão ser ofertados dois cursos por ano perfazendo um total de seis turmas (cada curso) com exceção da Informática que poderá oferecer quatro cursos ao ano, perfazendo um total de dezesseis turmas, com no máximo 25 alunos e no mínimo 20. A capacidade de atendimento por ano será de 1.100 famílias.

As matrículas poderão ser feitas pelo próprio interessado, quando maior de idade, ou por seus pais ou responsáveis, se for menor. Para se inscrever, o aluno deverá ser alfabetizado. Caso não seja, a própria Secretaria de Assistência Social e Cidadania fará o encaminhamento para o curso de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a cargo da Secretaria de Educação.

O secretário de Assistência Social, Haroldo Ribeiro Cavassa, informa no entanto, que o interessado, neste caso, terá sua vaga garantida no curso pretendido, podendo frequentar a capacitação após alfabetizado, ao mesmo tempo em que participa do EJA, mas em horário diferenciado. Para se inscrever, o candidato deverá apresentar Carteira de Identidade e comprovante de residência.

De imediato serão oferecidos cursos de Corte e Costura, que terá carga de 480 horas anual e 120 dias letivos; Solda e Montagem, com 320 horas de carga e 80 dias letivos; Panificação e Confeitaria, com 320 horas e 80 dias letivos; Informática, 320 horas e 80 dias letivos; Cabeleireiro, 360 horas e 120 dias letivos; Serralheria, 320 horas e 80 dias letivos; Serigrafia, 320 horas e 80 dias letivos; Manicure e Pedicure, 240 horas e 80 dias letivos, além de Libras, que terá carga de 240 horas e 129 dias letivos.

Conforme a professora Adelma Galeano, da área de Políticas Sociais da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, neste primeiro ano, outros cursos também serão oferecidos, por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), como salgados diversos, mensageiros, customização e reciclagem, operador de supermercados, técnica de atendimento de garçom e panificação caseira.

Poderão se inscrever pessoas beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, participantes dos Centros de Referência de Assistência Social; pais de alunos das escolas públicas que estejam fora do mercado de trabalho; migrantes que permaneçam na cidade por tempo superior a 60 dias que estejam sendo atendidos por programas da Assistência Social; pessoas em situação de vulnerabilidade social que buscam qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho; e adolescentes a partir de 16 anos e jovens carentes em situação de vulnerabilidade ou risco social.

Skip to content