Os quatro cordões carnavalescos de Corumbá abriram a última noite da folia na maior cidade pantaneira. Dessa vez o Paraíso dos Foliões, Cinelândia, Flor de Corumbá e o Cravo Vermelho tiveram uma motivação maior durante a apresentação na Passarela do Samba. Todos foram avaliados em sete quesitos, alegoria, fantasia, porta estandarte, harmonia, tenoras e rainha e príncipe, a cargo da comissão julgadora composta por Neusa Narico Arashiro, Wilson Cavalcante, Kassia Regina Piassa de Freitas e José Carlos Marques Pereira. O campeão será conhecido na tarde de quarta-feira (09).
O primeiro a passar pela Passarela do Samba foi o foi o Paraíso dos Foliões. O cordão foi fundado em 1933 com o nome de "Mama na Burra". No ano seguinte, ganhou novo nome. A agremiação trouxe 200 empolgados integrantes. O Cinelândia foi o segundo, também com cerca de 200 integrantes. Foi fundado em 12 de outubro de 1967, como resultado de um programa de auditório. O primeiro presidente foi José Jarbas Duarte.
O Flor de Corumbá foi o terceiro cordão a desfilar. Também criado em 1933 por João Teodoro de Araújo, o popular "Peito de Aço", o cordão desfilou até o ano de 1946. Depois retornou à passarela em 1983, com Alcides dos Santos Silveira, o Pombinho, falecido no ano passado. O quarto a passar pela Avenida General Rondon na noite desta terça-feira (08) foi o Cravo Vermelho. Fundado em 1944 por Odil Xavier Flores, o cordão foi campeão por mais de 22 vezes nos desfiles da cidade.
Concurso
A valorização dos cordões tem sido uma marca na administração do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT). Este ano, por meio da Fundação de Cultura do Pantanal, inovou ainda mais, com a realização do Concurso de Estandartes dos Cordões, que aconteceu no Jardim da Folia, durante o encontro dos cordões;
O vencedor foi o Cravo Vermelho, com 143 pontos. O Paraíso dos Foliões ficou em segundo lugar, o Flor de Corumbá ficou em terceiro e o Cinelândia em quarto. As porta-estandartes das entidades carnavalescas foram julgadas por uma comissão que avaliou os quesitos riqueza de detalhes, criatividades e identificação do cordão.