Corumbá terá Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Bucal

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) sancionou na última sexta-feira (25) o projeto que cria a Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Bucal. A Lei nº 2.185 determina que a segunda semana de novembro seja toda dedicada ao tema. A programação a ser desenvolvida pela Secretaria de Saúde compreenderá a realização de encontros, debates, campanhas educativas e outras atividades que visem orientar e prevenir o câncer de boca na população corumbaense.

A Lei também possibilita que o Poder Público celebre convênios com entidades organizadas na sociedade civil interessadas em participar das atividades. O câncer bucal é um dos tumores malignos mais comuns no Brasil e afeta principalmente os homens acima de 45 anos. Entretanto, a incidência em mulheres que possuem hábitos considerados de risco está aumentando. O câncer tem cura, principalmente quando diagnosticado no início. A principal forma de detectar a doença é através do auto-exame de boca.

O câncer de boca aparece geralmente como uma ferida com as bordas elevadas. Pode apresentar-se também com coloração branca ou avermelhada. Essa ferida, no início, não dói e não cicatriza. Os principais fatores que podem levar ao aparecimento da patologia são: hábito de fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso. Quando o fumo e o álcool estão associados, o risco de desenvolver a doença aumenta mais de 100 vezes. Nos casos de câncer de lábio, a exposição ao sol é o principal fator, seguido do fumo.

O tratamento do câncer de boca é feito basicamente através de cirurgia, associada ou não a quimioterapia e radiologia. Se diagnosticado no início e tratado de maneiro correta, a cura do câncer pode ser obtida na maioria dos casos. Metade dos casos no Brasil é diagnosticada tardiamente.

As principais formas de prevenção ao câncer bucal são: deixar de fumar; não beber em excesso; proteger os lábios e a pele contra os raios solares; alimentar-se de maneira saudável, com verduras, frutas e legumes; executar o auto-exame todo mês; e procurar o dentista se tiver alguma dúvida ou notar qualquer alteração.

Skip to content