Folião dos mais assíduos e participativos, o deputado estadual Paulo Duarte (PT) associou o sucesso do Carnaval de Corumbá a alegria e animação do povo pantaneiro. Para ele, a festa só atingiu a proporção que tem hoje – com 9 escolas de samba, 11 blocos oficiais e outra dezena de independentes e cordões – graças a participação maciça da população. "Muita gente que veio de fora e que eu tive a oportunidade de conversar, me perguntou qual era o diferencial, o charme de Corumbá. Nossa diferença é exatamente a participação popular. É um carnaval que tem efetivamente a participação do povo. Primeiro pelas pessoas que vem aqui e assistem das arquibancadas, onde quem chega primeiro pega seu lugar, sem ter que pagar nada", afirmou.
"O povo daqui tem a cultura e a história muito ligada ao carnaval por causa de nossa ligação com o Rio de Janeiro. Aqui ela não é uma festa criada para atrair turista, mas uma confraternização feita justamente para a alegria da população. O povo corumbaense é o grande responsável pelo carnaval dessa magnitude", complementou o parlamentar, ressaltando a participação da Prefeitura na consolidação da maior folia do Centro-Oeste brasileiro.
"Claro que tem a participação fundamental da Prefeitura, que entra com o apoio, mas não adiantaria nada somente o Poder Público agir sem que houvesse esta participação popular. Este é o grande diferencial de Corumbá. Nós corumbaenses gostamos de carnaval e quem chega aqui aprende a gostar". Outro aspecto lembrado pelo deputado foi o impacto econômico que a festa causa na economia local. "Corumbá não é somente folia. Temos aqui o Pantanal, o Rio Paraguai, a história , cultura e a tradição de um povo. Então temos que perceber o Carnaval como a oportunidade de mostrar a nossa cidade para todo o Brasil de forma bastante positiva, gerando emprego, renda porque, sem duvida nenhuma, o turismo é um grande gerador de desenvolvimento".
Apontando os investimentos realizados ao longo dos últimos anos, Duarte relembrou do processo de retomada do carnaval local. "A Prefeitura sempre acreditou e nós, lá atrás, quando o carnaval de Corumbá se resumia a um trio elétrico e música baiana na avenida, antes do prefeito Ruiter assumir, o Estado participou ativamente na administração passada. E quando o Ruiter assumiu, isso se potencializou porque ele sabe que esta não é apenas uma festa popular, é uma oportunidade de mostrar a cidade de forma positiva".
Para o deputado, a prefeitura não gasta recursos na preparação da festa, mas faz sim um investimento. "Quantas pessoas durante esses dias de folia conseguiram receber seu dinheiro trabalhando honestamente, os ambulantes, os hotéis, os bares e os restaurantes. As pessoas conseguiram de forma digna ganhar dinheiro durante o carnaval. Cerca de 95% dos recursos aqui são da Prefeitura, o que mostra que temos que ter essa visão: o carnaval de Corumbá não despesa, não é gasto, é investimento para mostrar nossa região de forma positiva".
Mesmo antes de entrar para a vida pública, Paulo Duarte foi uma figura bastante presente nas noites de folia. "Eu sempre passei o carnaval aqui. Inclusive teve um ano em que o Estado, quando eu era secretário de Fazenda, ajudou no desfile da Salgueiro, do Rio de Janeiro, e eu nem naquele ano, fui para lá. Alias, eu nunca passei um carnaval no Rio porque sempre preferi ficar em Corumbá. Sempre recebo convites de amigos que vão para lá, mas eu gosto muito daqui. E isso não é de agora, que sou político. Isso desde os áureos tempos do Flor de Abacate, do Cibalena, blocos que eu sempre saí", completou.
Neste ano, o folião já passou pelo Cibalena, na sexta-feira, e no Flor de Abacate. Neste domingo, desfilou em duas escolas e no domingo, quando descem a passarela do samba as escolas do primeiro grupo, serão mais três agremiações.