Prefeitura implanta Ouvidoria do SUS e amplia serviços de saúde

A Prefeitura de Corumbá passa a contar com um importante instrumento que vai representar um avanço nos serviços de saúde pública. Na manhã desta sexta-feira (04), o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) inaugurou a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) da Secretaria Municipal de Saúde, totalmente informatizada e interligada ao Ministério de Saúde. A unidade será responsável pela maior interação entre os usuários do SUS e o Poder executivo, permitindo avaliação contínua da qualidade das ações dos serviços prestados, subsidiar a gestão nas tomadas de decisões, na formulação de políticas públicas, bem como o aperfeiçoamento da gestão dos serviços ligados ao setor na região pantaneira.

A Ouvidoria do SUS de Corumbá vai propiciar um contato direto com a comunidade por meio do telefone (67) 3234 – 3517, para receber as manifestações do cidadão, como reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações. Trata-se de um canal democrático de comunicação que também se destinam a disseminar informações, visando maior efetividade no desenvolvimento de um espaço de cidadania. O atendimento pode ser também pelo endereço eletrônico ouvidoria.saude@corumba.ms.gov.br .

O sistema faz parte de uma parceria com o Ministério da Saúde. Durante a inauguração, o chefe do executivo corumbaense estendeu os serviços ao município de Ladário, para atender a demanda da vizinha cidade. O prefeito José Antônio Assad e Faria (PT) participou da inauguração do sistema e comentou que será de extrema importância para a saúde pública ladarense, que também passa contar com um canal de ligação com a sua comunidade.

O secretário de Saúde, Lauther Serra, explicou que a Ouvidoria funcionará também de forma descentralizada. Além da central, conforme ele, a Secretaria de Saúde vai instalar sistemas na Unidade de Saúde Paulo Maisato, na Nova Corumbá; Pronto Socorro Municipal, e no Centro Integrado de Saúde, cada um com uma atendente. Na central, o trabalho é realizado por quatro atendentes e uma coordenadora, todas capacitadas para atendimento ao público das 12 às 18 horas, ou mesmo via telefone. A ouvidora responsável é a psicóloga Diva Staut Albaneze, e o responsável técnico administrativo é o contador Marcio Jose Miranda Preza.

Diva informa que, como o sistema é interligado com o Ministério da Saúde, isso permite que, após o atendimento, o cidadão acompanhe de sua residência o encaminhamento de sua solicitação, através de um protocolo emitido pela Ouvidoria, que em Corumbá é ligada diretamente ligada ao secretário de Saúde.

O sistema é responsável por receber as manifestações, analisar e encaminhar para área responsável. Vai canalizar e intermediar as manifestações do cidadão, contribuindo inclusive para a participação da população na avaliação e fiscalização da qualidade dos serviços de saúde. Será também um instrumento de gestão que irá apontar os avanços e desafios para a construção de políticas efetivas de saúde de acordo com a realidade local.

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